• Entrar
  • Cadastrar
23 truques com papel-alumínio para economizar tempo e dinheiro

Sua vida não será mais a mesma depois de descobrir essas utilidades práticas do papel-alumínio para o seu dia a dia

Conheça 23 utilidades surpreendentes do papel-alumínio (Foto: Shutterstock)

Você já deve conhecer muitas utilidades do papel-alumínio na sua cozinha e até alguns truques de uso bastante inusitados. Mas será que você consegue reunir em uma lista 23 maneiras de usar o papel-alumínio para economizar tempo, dinheiro e facilitar a vida?

Pode parecer algo impossível, mas não para a escritora e blogueira Mary Hunt (everydaycheapskate.com). Para a especialista em economia de tempo e dinheiro, o papel-alumínio vai muito além de forro para alimentos ou para forrar o tabuleiro de assar biscoitos.

Muitos outros truques com o papel-alumínio podem te ajudar a economizar tempo, dinheiro e esforço. Descubra como é possível aproveitá-lo ao máximo.

Conheça 23 utilidades do papel-alumínio para facilitar o seu dia a dia

Você pode utilizar o rolo de papel-alumínio para muitas funções no seu cotidiano. Esse produto é mais versátil do que se possa imaginar. Confira!

1. Limpar prata

Forre um recipiente com papel-alumínio e adicione os itens de prata que deseja polir. Encha o recipiente com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de sal de cozinha, 1 xícara de vinagre branco e 2 xícaras de água fervente.

Deixe a prata na mistura por cerca de 15 minutos. A mancha que cobriu a prataria é atraída pelo papel-alumínio, facilitando a limpeza da prata.

2. Mantenha o forno limpo

Ao se preparar para assar um alimento, você pode evitar que possíveis pingos sujem o seu fogão ao colocar uma ou duas folhas de papel-alumínio sobre a grade abaixo.

Cuidado para não forrar a parte inferior do piso do forno com papel-alumínio, isso não é seguro. Ao retirar o assado, jogue o papel-alumínio no lixo.

3. Elimine a aderência estática

A especialista sugere ainda fazer bolas com papel-alumínio e jogá-las dentro da secadora de roupas com a roupa molhada. Segundo ela lembra, as bolas são muito usadas na cozinha para truques. A dica é usar a mesma bola de papel-alumínio por cerca de seis meses.

4. Aumente o WiFi

Ela afirma que quando o sinal de Wifi está fraco em casa, basta fazer uma tela de papel-alumínio cobrindo um pedaço de papelão ou algo semelhante. A colocar contra uma parede no local em que deseja aumentar o sinal, o sinal será aumentado na direção da tela.

5. Dar brilho ao cromo

Pegue uma folha de papel-alumínio e amasse-a até formar uma bola. A ideia é usá-lo para dar brilho ao cromo de eletrodomésticos, carrinhos de bebê, para-choques de carros antigos e assim por diante. O papel-alumínio pode até remover manchas de ferrugem.

Cuidado: a maior parte do "cromo" dos carros novos não é cromo, mas, na verdade, plástico. Por este motivo, não é indicado esfregar o cromo de plástico com papel-alumínio.

6. Limpar joias de prata

Para limpar as suas joias de prata, você precisa fazer a mesma mistura utilizada para talheres, tirando o sal (mencionado no ítem número 1):

  • papel-alumínio
  • bicarbonato de sódio
  • água fervente
  • itens de prata


Basta forrar uma tigela pequena com papel-alumínio e encher com água quente fervente. Adicione uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e coloque as peças na solução. Deixe-as por um ou dois minutos. Enxágue e coloque-as em um pano limpo para secar ao ar.

7. Coloque um adesivo

Um remendo para passar a ferro é uma maneira fácil de consertar pequenos furos na roupa, mas somente se ele não ficar preso na tábua de passar. Para evitar esse problema, coloque um pedaço de papel-alumínio sob o furo, com o remendo na parte superior.

Em seguida, passe o ferro conforme as instruções da etiqueta do remendo. Ele não grudará no remendo, você pode retirá-lo quando terminar.

8. Proteja os óculos

Para quem pinta o cabelo, sabe que leva tempo necessário para aguardar a tinta agir nos fios. Durante a espera, se você deseja colocar os óculos para ler e evitar que as hastes fiquem manchados de tinta, uma boa solução é envolvê-las com papel-alumínio. Assim você protegerá seus óculos.

9. Funil rápido

Precisa de um funil, mas não tem um à mão? Dobre um pedaço de papel-alumínio para criar facilmente um funil que o ajudará a realizar a tarefa sem vazar.

10. Proteja o colchão da criança

Se o seu protetor de colchão não é à prova d'água, uma dica é colocar várias folhas de papel-alumínio em toda a largura do colchão. Em seguida, cubra-as com uma toalha de banho de bom tamanho. Por fim, prenda o protetor de colchão e o lençol de baixo.

Um possível "acidente" noturno pode ser contornado com mais praticidade sem que o colchão fique molhado.

11. Esfregue a churrasqueira

Se você quer encontrar um jeito prático de limpar a grelha da churrasqueira e não tem pão para essa missão, é possível resolver com a ajuda do papel-alumínio. Basta esfregar a churrasqueira com uma bola de papel-alumínio amassada. Ela ficará limpa em pouco tempo.

12. Arrume a iluminação

Os fotógrafos profissionais usam refletores para jogar luz extra em áreas escuras do objeto e para uniformizar a iluminação geral.

Para fazer um refletor, cubra levemente um pedaço de papelão fosco ou papelão pesado com cimento de borracha e cubra com papel-alumínio, com o lado brilhante para fora (ele é mais reflexivo do que o lado fosco).

13. Construa uma incubadora de sementes

Para que as plantas cultivadas a partir de sementes tenham um início saudável, cubra uma caixa de sapatos com papel-alumínio, permitindo que cerca de 5 cm de papel-alumínio se estendam pelas laterais. Faça vários furos de drenagem no fundo - penetrando no papel-alumínio - e, em seguida, encha a caixa até mais da metade com terra para vasos e plante as sementes.

O papel-alumínio dentro da caixa absorverá o calor para manter as sementes aquecidas durante a germinação, enquanto o papel-alumínio fora da caixa refletirá a luz sobre os brotos jovens. Coloque a caixa perto de uma janela onde bata sol, umedeça o solo e observe-as crescer.

14. Faça uma massa de torta perfeita

Você pode evitar que as bordas das suas tortas caseiras queimem cobrindo-as com tiras de papel-alumínio. O papel-alumínio evita que as bordas fiquem muito cozidas, enquanto o restante da torta fica perfeitamente dourado.

15. Evite manchas

Guarde os talheres recém-limpos em cima de uma folha de papel-alumínio para evitar que fiquem manchados. Para armazenamento de longo prazo, cubra bem cada peça com filme plástico (tire o máximo de ar possível) e depois embrulhe em papel-alumínio para vedar o ar.

16. Esfregue suas panelas

Não tem um esfregão? Amasse um punhado de papel-alumínio e use-o para esfregar suas panelas. Funciona sempre! Só tenha atenção para não usar esse truque em panelas de inox e cerâmica.

17. Faça o polimento da prata

Seus talheres de prata estão foscos atualmente? Experimente uma troca iônica, na qual o alumínio atua como catalisador. Forre uma panela com papel-alumínio, enchê-la com água fria e adicione duas colheres de chá de sal. Coloque sua prataria manchada na solução por dois ou três minutos, depois enxágue e seque.

18. Afie sua tesoura

O que você pode fazer com aqueles pedaços limpos de papel-alumínio que sobraram por aí? Assim como ele é útil para afiar faca, você também pode utilizá-lo para afiar uma tesoura cega. Dobre um pedaço de papel-alumínio em várias camadas e comece a cortar tiras em todas as camadas. Sete ou oito passagens devem ser suficientes.

19. Mantenha a tinta longe das maçanetas das portas

Ao pintar uma porta, o papel-alumínio é ótimo para embrulhar as maçanetas e manter a tinta longe delas. Sobreponha o papel-alumínio à porta ao enrolar a maçaneta e, em seguida, passe um estilete ao redor da base da maçaneta para cortar o papel-alumínio.

Dessa forma, você pode pintar até a borda da maçaneta. Além de embrulhar as maçanetas das portas que serão pintadas, embrulhe todas as maçanetas ao longo do caminho para limpar as mãos e os pincéis.

20. Crie uma caixa de sol para as plantas

Uma janela ensolarada é um ótimo lugar para manter plantas que gostam de muita luz. Entretanto, como a luz vem sempre da mesma direção, as plantas tendem a se inclinar em direção a ela. Para banhar suas plantas com luz de todos os lados, faça uma caixa de sol.

Remova a parte superior e um dos lados de uma caixa de papelão e forre os outros três lados e o fundo com papel-alumínio, colando-o no lugar com fita adesiva ou cola. Coloque as plantas na caixa e acomode-as perto de uma janela.

21. Cozimento

Quando você se dedica de corpo e alma a assar um bolo, quer que ele saia do forno com a aparência perfeita. Para evitar que as bordas do bolo fiquem muito marrons, cubra-as com papel-alumínio. Isso garantirá que elas não queimem ou fiquem muito marrons antes de o bolo estar pronto.

22. Passar roupa

Passar roupa é uma tarefa que não pode ser adiada para sempre, mesmo que você não goste da ideia. Coloque uma folha de papel-alumínio embaixo da tampa da tábua de passar roupas. O papel alumínio refletirá o calor do ferro, o que acelera o processo de passar as roupas e você se livra mais rápido.

23. Limpeza do ferro queimado

A parte inferior do ferro de passar roupas (a "base") muda de cor e pode ficar queimada. Seja por causa do amido em spray ou de outra coisa, isso pode facilmente manchar uma peça branca que você precisa passar. Aposte em um truque muito simples para limpar a base do ferro em pouco tempo.

Rasgue um pedaço grande de papel-alumínio e coloque-o em uma toalha, com o lado fosco para cima. Aqueça o ferro na temperatura máxima (se for um ferro a vapor, não use a função de vapor para limpar o ferro com papel-alumínio).

Passe o ferro sobre a folha de alumínio com o ferro quente e seco por cerca de cinco minutos. Isso fará com que a sujeira do ferro se deposite no papel-alumínio. Repita o processo com um novo pedaço de papel-alumínio se todos os resíduos não tiverem aderido ao papel-alumínio na primeira passagem.

Veja mais!

Mistério revelado! Saiba pra que serve colocar bolas de papel-alumínio na geladeira

Como soltar papel-alumínio grudado: aprenda truque simples para não desperdiçar o rolo

Temas relacionados