• Entrar
  • Cadastrar
Você sabe para que serve o plástico-filme, papel-alumínio e papel-manteiga? Aprenda quando usar cada um!
Descubra agora como usar o plástico-filme, papel-alumínio e papel-manteiga corretamente!

Existem muitos tipos de papéis que usamos na culinária, mas alguns são essenciais no nosso dia a dia. O problema está em saber para que cada um serve! Muitas vezes acabamos nos confundindo na hora de escolher o melhor papel para cada uso, fazendo até com que a receita dê errado. É para isso que o TudoGostoso está aqui, para tirar todas as suas dúvidas! A seguir, aprenda quando usar plástico-filme, papel-alumínio e papel-manteiga.

quando usar plástico-filme, papel-alumínio e papel-manteiga Veja quando usar plástico-filme, papel-alumínio e papel-manteiga e nunca mais esqueça a função de cada um!

Aprenda quando usar plástico-filme, papel-alumínio e papel-manteiga

1) Plástico-filme
O plástico-filme é um tipo de produto muito maleável, feito de PVC, que possui muitas utilidades no nosso dia a dia. Na cozinha, ele é muito usado na conservação de alimentos e nas embalagens. Sabe aquele brigadeiro de coco que você colocou em um pote sem tampa? Você pode usar o plástico-filme para cobri-lo, de maneira a conservá-lo e evitar a contaminação.

O plástico-filme também é o melhor utensílio para quem deseja embalar um pote ou travessa que vai transportar e está com medo de escorrer. Ele também pode ser usado em contato direto com cremes e molhos à base de queijo e leite para evitar que a nata forme. Contudo, lembre-se que você não pode assar com plástico-filme, e é necessário evitar o contato com alimentos ainda muito quentes.

2) Papel-alumínio
Diferente do plástico-filme, a função do papel-alumínio está mais atrelada à temperatura, e ele também é usado para muitas coisas fora do ambiente doméstico. Na cozinha, ele é o papel certo para assados ou para bolos gelados, mas cada prato possui um lado certo.

Quem acha que o lado certo do papel-alumínio é sempre o lado brilhoso, se engana! O lado brilhoso do papel deve estar virado para o alimento quando a intenção for cozinhá-lo, visto que, quando ele está em contato com a comida, ele irá ajudar a manter a temperatura estável, formando uma pequena estufa, pois a parte espelhada reflete as ondas de calor de volta à comida.

Agora, se a sua intenção é usar o papel-alumínio para embrulhar algo doce, como um bolo gelado, é melhor colocar a parte fosca em contato direto com ele; dessa forma, a parte espelhada continua refletindo o calor, mas dessa vez para longe do alimento, permitindo que ele fique mais gelado por mais tempo. Portanto, quando usado corretamente, o papel-alumínio possui a função térmica!

3) Papel-manteiga

Por último mas não menos importante, vamos falar do papel-manteiga. O papel-manteiga é o mais grosso dos papéis, sendo mais firme e não rasgando com tanta facilidade. Por conta disso, ele pode ser usado para muitas coisas na cozinha.

A principal função do papel-manteiga na cozinha é na hora de untar formas, já que ele é muito antiaderente e supre essa função no lugar da manteiga e da farinha. Na hora de assar um bolo ou um biscoito, o papel-manteiga vai ser o seu melhor amigo impedindo que a massa fique toda grudada no refratário.

Agora que o TudoGostoso já explicou direitinho, nada de errar na hora de cozinhar, viu? Lembrando sempre para que serve cada tipo de papel!

Temas relacionados