Afinal, para que serve cada um desses talheres?
Você já passou por aquele momento desesperador — ou já viu em filmes — de ir a um jantar e ser encarado por vários talheres? É muito comum depararmos com essa situação em ocasiões especiais. e isso pode nos deixar em dúvida sobre qual utilizar e com medo de errar! Afinal, parecem ser todos iguais e ter a mesma função, não é mesmo?
Mas isso não é verdade. Ao contrário do que pensamos, as diferenças existem e servem para facilitar a sua vida na hora da refeição. Alguns talheres são exclusivos para cada tipo de comida ou para cada de refeição — jantar ou sobremesa, por exemplo.
É bem comum encontrar uma variedade de talheres em grandes eventos.
Se, assim como nós, você também tem curiosidade de saber a utilidade de cada um ou quer fazer bonito quando for a um jantar especial e encontrar uma mesa belíssima, venha conferir algumas dicas que o TudoGostoso separou para você!
Garfos
Garfo de mesa
Esse é o garfo que, comumente, usamos para as nossas refeições principais. Entre todos os outros tipos de garfos, ele é o maior, formado por 4 dentes longos e levemente curvados, facilitando na hora de consumir os alimentos e permitindo que a comida seja levada à boca sem cair para os lados.
Garfo de peixe
Isso mesmo! Existe um garfo específico para o peixe! Seu dente central é maior, facilitando a retirada das possíveis espinhas que possam estar no alimento. Seu tamanho também é um pouco menor se comparado ao garfo de mesa, mas possui a base mais larga.
Garfo de salada
Algumas pessoas consideram uma gafe cortar saladas em jantares formais. Então, para resolver isso, existe o garfo próprio para a salada, que tem dentes mais largos que permitem que você pegue as folhas, legumes ou verduras com maior precisão.
Garfo de sobremesa
Alô, amantes de um bom doce! As tortas, bolos e sobremesas em geral — exceto as muito cremosas ou líquidas — podem ser consumidas com um garfo menor. Com apenas três dentes, as pontas são mais afiadas, permitindo que você parta os pedaços sem precisar de uma faca por perto.
Facas
Faca de mesa
Trata-se da faca que normalmente utilizamos para as refeições em geral. Com serras pequenas, ajudam a apoiar a comida no garfo com maior segurança e ajudam a cortar facilmente alguns alimentos que não exijam tanta força ou cuidado.
Faca para peixe
A faca para peixe tem um tamanho mais reduzido que a faca de mesa, tendo sua ponta mais afiada e um fio mais liso, sem pequenas serras. Junto com o garfo para peixes, ela é ideal para separar as espinhas da carne e consumir um saboroso peixinho sem preocupações — e sem desmanchar o prato!
Cada talher possui uma função específica, com o propósito de facilitar a hora da refeição.
Faca para carnes
Assim como as facas de mesa, elas também são grandes, mas possuem grandes serras que facilitam e permitem um corte mais preciso nas carnes. Afinal, ninguém quer passar sufoco e ver um pedaço de carne voando do seu prato, né?
Faca para sobremesa
De todos os tipos de faca, essa é a menor. Não tem serras, e, junto com o garfo de sobremesa, ajudam a dar suporte para partir os alimentos — que, muitas vezes, até mesmo dispensam o uso da faca — e colocá-los no garfo.
Faca para manteiga
Manteigas, patês... Em grandes eventos, comumente são servidos torradas com patês. A faca pequena, com ponta arredondada e sem corte é ideal para que você passe uniformemente o creme sobre o aperitivo, por exemplo.
Colheres
Colher de sopa
De todas as colheres, essa é a maior. Ideal para comer pratos como sopas, caldos e cremes, pois seu formato arredondado e largo permite que o conteúdo não "vaze" pelas bordas do talher, além de tornar possível que você consuma mais da sopa a cada colherada. E quem não ama uma boa, quente e cremosa sopa?
Colher de sobremesa
Com um tamanho médio, ela é ideal para comer sobremesas com caldo, líquidas ou cremosas.
Colher de chá
Possui um tamanho menor, se comparado com a colher de sobremesa. Como o próprio nome diz, ela é muito utilizada para tomar chá, líquidos ou sobremesas que sejam servidos em pequenos recipientes.
Colher de café
Trata-se da menor colher de todas! Pequenina, como o nome já diz, ela é ideal para cafés.