
Frutas ricas em vitamina C estão entre os alimentos sugeridos pela dermatologista (Foto: Shutterstock)
Uma alimentação saudável vai muito além de manter o corpo em forma, já que ela influencia diretamente a saúde da pele. Dietas ricas em ultraprocessados, gorduras, sódio e açúcar podem acelerar o envelhecimento e exigir cuidados extras com a aparência.
Por isso, a nutrição é vista como uma grande aliada - ou até uma inimiga, dependendo das escolhas alimentares - no cuidado com a pele.
A dermatologista Andréa Sampaio explica, em entrevista ao TudoGostoso, como os alimentos certos podem estimular a produção de colágeno e contribuir para uma pele mais jovem.
Se você quer investir em beleza de dentro para fora, as dicas a seguir são indispensáveis!
Como a alimentação ajudar a estimular o colágeno?
Cuidar da pele vai muito além dos cremes e procedimentos estéticos. A alimentação tem papel fundamental na saúde da pele e na produção de colágeno, proteína essencial para manter a firmeza, elasticidade e jovialidade do rosto.
A dermatologista explica que incluir determinados alimentos no dia a dia pode fazer toda a diferença no resultado da pele, especialmente com o passar dos anos, quando a produção natural de colágeno diminui.
"Para estimular a produção de colágeno, é essencial ter uma alimentação com aporte adequado de proteínas", afirma Andrea.
O colágeno é formado a partir de aminoácidos, e, portanto, carnes magras, ovos, peixes, leguminosas como feijão e lentilha, e derivados do leite são boas fontes para esse estímulo, destaca a especialista.
O poder da vitamina C para uma pele mais jovem
Segundo Andréa Sampaio, alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, morango, kiwi, goiaba e pimentão, também são grandes aliados, pois essa vitamina participa diretamente da síntese do colágeno.
"A vitamina C é essencial para transformar os aminoácidos em colágeno funcional, além de ser um potente antioxidante", explica ela.
A etapa fundamental para um metabolismo saudável
A ingestão de água também é indispensável para manter a pele hidratada e favorecer as reações metabólicas que envolvem a produção de colágeno.
"Sem hidratação, não há metabolismo saudável. A água é o meio onde todas essas reações acontecem", lembra a médica.
Além disso, ela recomenda apostar em alimentos antioxidantes no dia a dia, como frutas vermelhas, vegetais verde-escuros e castanhas, que ajudam a evitar a degradação do colágeno já existente.
"Eles combatem os radicais livres, que aceleram o envelhecimento da pele", completa ela, reforçando que uma pele bonita começa no prato.
Aliar uma alimentação equilibrada com cuidados dermatológicos é o melhor caminho para uma pele saudável, firme e luminosa.
Veja mais!
Suco do colágeno: receita de nutricionista com ingredientes fáceis e gostosos é um excelente café da manhã
Combinação inusitada de dois ingredientes simples resulta em um colágeno caseiro poderoso