O caldo de ossos é uma receita nutritiva feito a partir da fervura de ossos de animais, juntamente com vegetais, ervas e especiarias. É uma técnica culinária antiga e tradicional, que tem sido utilizada em várias culturas ao longo da história devido aos seus benefícios nutricionais. Ele é famoso pelo seu baixo nível de calorias e por ser rico em colágeno, mas você sabia que o caldo de ossos é mais do que uma simples alternativa para a vitalidade? Confira os motivos no TudoGostoso!
Fortalece a imunidade
O caldo de ossos ajuda na manutenção do sistema imunológico, fortalecendo as células de defesa. Nesse prato podemos encontrar nutrientes como o cálcio, o magnésio e o fósforo, bem como a presença de aminoácidos importantes, como a glutamina. Tudo isso potencializa os efeitos anti-inflamatórios dele no organismo, nos protegendo principalmente de doenças virais.
Auxilia no sistema digestivo
Se você enfrenta problemas no intestino, o caldo de ossos pode ser uma ótima alternativa! Por ele ser rico em colágeno e aminoácidos benéficos, pode promover a saúde da flora intestinal, prevenindo problemas como diarreia, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável e doenças inflamatórias intestinais.
Ótimo para a pele e articulações
Durante o processo de cozimento dos ossos, proteínas como o colágeno são liberadas, incorporando-se ao caldo e sendo essenciais para a saúde da pele, cabelo, unhas e articulações. Ele pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele, na redução de rugas e no fortalecimento das articulações.
Melhora a qualidade do sono
Com problemas de insônia? O consumo de caldo de ossos pode melhorar a qualidade do sono! Ele contém a glicina, um aminoácido com propriedades relaxantes e pode te ajudar a ter uma boa noite, sem interrupções ao longo da noite ao por promover um sono mais profundo durante as horas de descanso.
Como fazer o caldo de ossos
O caldo de ossos pode ser feito a partir de cortes bovinos ou de frango, contanto que possuam tutano e boas articulações. Algumas opções são o mocotó, o ossobuco, as costelas e entre outras. Para essa receita utilizamos o mocotó porque é o mais fácil de ser encontrado, mas fique à vontade para utilizar as outras partes.
Ingredientes
- 1,5 kg de mocotó
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 1 cebola picada
- 1 cenoura picada
- 1 talo de alho-poró
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- 3 litros de água
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão, adicione o mocotó, a cebola, a cenoura, o alho-poró e a água.
- Certifique-se de que todos os pedaços de ossos estão cobertos.
- Adicione o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino.
- Em fogo baixo, deixe cozinhando por cerca de 3 horas.
- Passado esse tempo, espere esfriar um pouco e coe o caldo.
- Quando for se servir, adicione um pouco de cheiro-verde por cima.
Veja mais
É fácil e não custa caro: aqui está a receita de caldo de legumes caseiro para deixar suas refeições mais saudáveis e saborosas
Receitas de sopas e caldos mais acessadas do TudoGostoso: lista é perfeita para jantar nessa semana fria!
Laranja na feijoada: a mistura de ferro com vitamina C é mesmo imbatível para a saúde ou é mito?