• Entrar
  • Cadastrar
Por que as pessoas estão consumindo caldo de ossos no café da manhã? Esse é o verdadeiro elixir dourado que você precisa conhecer
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Receita curiosa é uma excelente fonte de colágeno e virou tendência graças as redes sociais

Por que as pessoas estão consumindo caldo de ossos no café da manhã? Esse é o verdadeiro elixir dourado que você precisa conhecer

O caldo de ossos é a tendência do mundo saudável na internet (Créditos: Shutterstock)

Se você acompanha as novidades do mundo fitness nas redes sociais, deve saber que de tempos em tempos surge uma tendência diferente. Desde o famoso overnight oats até o smoothie, a internet ajuda a impulsionar novas receitas que ajudam a dar aquela repaginada no cardápio e ter mais motivação para seguir com esse estilo de vida.

Dessa vez, a receita que tomou conta das redes sociais e deixou muita gente curiosa é o caldo de ossos. Sim, isso mesmo que você leu. Esse caldo proteico e cheio de nutrientes é, na verdade, um alimento milenar, que se tornou um queridinho novamente, em especial nos Estados Unidos nos últimos anos. Seus benefícios à saúde são o que explica a popularidade dessa receita entre os adeptos de uma vida mais saudável.

O que é o caldo de ossos?

Como o próprio nome indica, essa receita consiste em ferver ossos carnudos por muitas horas, a fim de obter todos os seus nutrientes em um caldo quentinho e nutritivo. Geralmente são utilizados ossos de carne bovina, suína ou de frango, mas a preferência costuma ser pelos pedaços de ossos que tenham articulações. Consumir o caldo de ossos no café da manhã é uma tradição antiga de países como a China, Coreia do Sul e Japão, sendo uma ótima fonte de proteína para começar o dia.

Quais são os benefícios do caldo de ossos?

Preparar um caldo de ossos é uma forma de aproveitar uma parte da carne que seria descartada e também é uma opção quentinha para quando o frio chega. Mas será que ele oferece benefícios à saúde, em especial ao ser consumido pela manhã? O colágeno é uma das principais proteínas presente no caldo de ossos, mas essa receita também oferece outros nutrientes que contribuem para a saúde intestinal e o aumento da imunidade. Confira os benefícios de incluir essa receita na sua alimentação!

Faz bem para pele e articulações

O caldo de ossos é uma ótima fonte de colágeno, componente responsável por formar ligamentos, tendões, ossos e articulações. Além disso, esse mesmo componentes também é conhecido pelos benefícios para a pele, reduzindo a flacidez e deixando-a com mais viço e livre de sinais.

Melhora a saúde intestinal e fortalece imunidade

essa receita poderosa também conta com nutrientes como ferro, vitaminas A e K, ácidos graxos e zinco, que contribuem para manter a saúde intestinal. Esses compostos também são importantes para o fortalecimentos do sistema imunológico.

Ajuda no emagrecimento

Por ter um baixo teor de gorduras, o caldo de ossos pode te ajudar no processo de emagrecimento, principalmente por ser rico em proteínas e por aumentar a saciedade. No entanto, é importante que seu consumo também esteja associado a outros hábitos saudáveis.

Fornece aminoácidos essenciais

O caldo de ossos pode fornecer uma série de aminoácidos essenciais, que o organismo não consegue produzir por conta própria, incluindo a isoleucina, leucina, lisina, metionina entre outros. Eles são fundamentais para a construção de tecidos, músculos, hormônios e enzimas, por exemplo, e devem fazer parte da alimentação diária.

Aprenda a fazer um caldo de ossos em casa

Fazer um caldo de ossos não é difícil, mas é preciso ter paciência. Basicamente, você irá precisa de uma panela grande, ossos de sua preferência e uma colher de vinagre. Alguns dos mais utilizados são ossos de médula, pés de galinha e rabada, por exemplo. Para deixar a receita ainda mais saborosa, você também pode acrescentar legumes e especiarias.

Ao levar os ossos ao fogo, o tempo de cozimento pode variar de 8 a 24 horas, pois quanto mais tempo fervendo mais nutrientes serão extraídos e encorporados no caldo. Algumas pessoas optam por utilizar uma panela de pressão para facilitar o cozimento e reduzir o gasto do gás de cozinha. Quando terminar de cozinhar, use uma peneira para separar o líquido dos sólidos, deixando esfriar em um recipiente para que você possa consumir depois.

Veja mais:

O vegetal milagroso repleto de colágeno que ajuda a memória e fortalece os ossos
Colágeno em 8 alimentos para uma pele maravilhosa
Bomba de nutrientes: caldo rico em colágeno, ômega-3 e antioxidantes é delicioso e fácil de preparar. Aprenda a receita!

Temas relacionados