Se você consome conteúdos de saúde e bem-estar nas redes sociais, provavelmente já deve ter se deparado com uma bebida verde, feita com o auxílio de uma vassourinha de madeira que acompanha o café da manhã de muitas pessoas. Essa bebida é o matcha, que em 2024 tomou conta das redes sociais e se tornou uma tendência não apenas pelo seu sabor e cor marcante, mas também pelos benefícios que oferece para a saúde.
Esse ingrediente versátil, é um tipo de chá verde que também costuma ser utilizado em diferentes receitas como cookies, bolos e até mesmo iogurte. Para você aproveitar todos os nutrientes desta bebida poderosa e milenar, o TudoGostoso preparou um mini guia com informações valiosas e dicas para incluir o matcha na sua rotina. Confira!
O que é matcha?
Matcha é um tipo de chá verde em pó extraído de uma planta chamada Camellia sinensis. Com origem na China, o matcha aos poucos também se tornou popular no Japão, sendo um elemento importante em cerimônias de chá, rituais e celebrações culturais. Além disso, ele também passou a ser consumido no café da manhã, apreciado como uma prática que simboliza harmonia e tranquilidade.
Um dos diferenciais desta bebida é a sua produção. Extraído de folhas de chá verde jovens e cultivadas na sombra, elas são moídas até obter um pó bem fino. Este processo de extração é que garante um sabor ainda melhor e a concentração de seus nutrientes e benefícios.
Quais são os benefícios do matcha para a saúde?
- Fornece energia: fonte de cafeína, o matcha fornece energia, sendo uma ótima opção de bebida para começar o dia. Dessa forma, também costuma ser utilizado como pré-treino, por exemplo.
- Propriedades relaxantes: o matcha possui L-teanina, um aminoácido que pode ajudar o corpo a relaxar, reduzindo os níveis de cortisol e os níveis crescentes do neurotransmissor que regula o sistema nervoso.
- Aumenta concentração e foco: por ter uma alta concentração de cafeína, o chá matcha aumenta a liberação de hormônios como a adrenalina, dopamina e serotonina, ajudando a aumentar a concentração e o foco.
- Previne envelhecimento precoce: outro grande benefício do matcha é por ele ser rico em antioxidantes que protegem as células saudáveis da pele dos chamados radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce e consequentemente o surgimento de rugas e marcas de expressão no rosto.
- Previne doenças cardiovasculares: antioxidante, o chá matcha promove o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue e consequentemente, diminui a chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
- Ajuda no processo de emagrecimento: outra característica interessante é que o matcha contribui para o emagrecimento por ser uma ótima fonte de cafeína, substância com efeito termogênico que estimula o metabolismo e intensifica a queima de gordura no corpo.
Formas de consumir matcha
O pó de matcha pode ser preparado de diversas formas e até mesmo utilizado para incrementar receitas. Uma das formas mais tradicionais de consumir é preparando um chá quente: basta misturar o pó de matcha com água quente e bater com um pequeno batedor de bambu, o famoso chashaku, até formar uma espuma leve.
Se quiser deixar a bebida mais cremosa, você pode optar pelo matcha latte, substituindo a água por leite quente, deixando a bebida mais encorpada e suavizando o sabor natural do chá. Na hora de adoçar, você pode colocar mel, açúcar ou adoçantes naturais. Para dias mais quentes, o matcha também pode ser consumido em bebidas frias e refrescantes. Experimente fazer um iced matcha latte, misturando o matcha com leite gelado e algumas pedras de gelo.
Veja mais:
Como fazer chá: dicas e métodos de preparo para aproveitar no inverno
Por que tem um monte de gente tomando chá de cúrcuma todas as noites? Veja como preparar a bebida do jeito certo para beber antes de dormir e descubra benefícios
Chá antioxidante com folhas secas de eucalipto: os benefícios e como fazer a infusão