• Entrar
  • Cadastrar
5 legumes que sugam o açúcar do sangue: ingredientes simples para incluir no cardápio da semana e melhorar a saúde
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

Os legumes sempre são uma ótima opção, mas separamos alguns que podem ser mais benéficos quando o assunto é diminuir o açúcar no sangue! Venha conferir!

5 legumes que sugam o açúcar do sangue: ingredientes simples para incluir no cardápio da semana e melhorar a saúde

Adicione esses legumes se o objetivo é regular a glicose! (Créditos: Shutterstock)

A alimentação e a saúde caminham juntas! Por isso, se você apresenta um alto índice glicêmico e está em busca de amenizar possíveis problemas, separamos 5 legumes que podem te ajudar nesse objetivo! Como o TudoGostoso sempre está de olho em tudo, trouxemos essas opções para você que deseja baixar o açúcar no sangue. Venha conferir e corra para adicionar esses legumes em seu cardápio!

Brócolis

O brócolis é rico em sulforafano, um composto antioxidante e anti-inflamatório. Essa substância pode reduzir a resistência à insulina, uma condição que leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue, além de diminuir a produção de glicose pelo fígado.

Cenoura

A cenoura pode contribuir para o controle dos níveis de açúcar no sangue, especialmente por o seu baixo índice glicêmico e pelo betacaroteno. Essa substância tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, um dos fatores que pioram a sensibilidade à insulina.

Abobrinha

A abobrinha contém tanto fibras solúveis quanto insolúveis, que diminuem a digestão e a absorção de glicose. Isso evita picos rápidos de açúcar no sangue. A ingestão de vegetais ricos em fibras, como a abobrinha, está associada à melhora na resposta à insulina. Isso facilita a absorção da glicose pelas células e evita a sua acumulação no sangue.

Berinjela

A berinjela é rica em antocianinas e outros polifenóis, que possuem efeito antioxidante e anti-inflamatório. Esses compostos ajudam a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, fatores que podem agravar a resistência à insulina e a diabetes.

Quiabo

O quiabo contém polissacarídeos e flavonoides que podem ter efeito antidiabético ao melhorar a sensibilidade à insulina. A quercetina, um dos antioxidantes presentes no quiabo, pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, fatores que afetam negativamente a ação da insulina.

Veja mais

Queridinho da galera fit, psyllium emagrece de verdade ou é mito? Descubra se vale a pena acrescentá-lo a alimentação e quais são as contraindicações
Eu achava que era só botar na terra e molhar, mas aprendi com uma jardineira como ter plantas na casa toda

Temas relacionados