O alho é um dos temperos mais tradicionais da culinária. Além de oferecer mais sabor às receitas, o ingrediente também funciona como método de conservação natural de alimentos devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Inclusive, desde a antiguidade, o alho também é reconhecido como um grande aliado da saúde, já que é rico em compostos que proporcionam muitos benefícios ao organismo, desde o fortalecimento do sistema imunológico até a melhoria da saúde cardiovascular.
Veja a seguir 10 benefícios do alho para a saúde e como incluir o alimento no seu cardápio.
Benefícios do alho: ingrediente é muito mais que um simples tempero
O alho é um bulbo formado por um conjunto de dentes usado para temperar e condimentar os alimentos. No entanto, desde a antiguidade, o ingrediente também é utilizado como medicamento natural para complementar o tratamento de uma série de problemas de saúde. Suas propriedades medicinais se devem principalmente a duas substâncias principais: alicina e adenosina, duas substâncias com ação antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias.
O alho ainda é rico em compostos de enxofre, polissacarídeos, probióticos, vitaminas A, B1, B3, B6, C e minerais como ferro, sílica, enxofre e iodo. Por conta dos seus inúmeros componentes bioativos, o alimento é conhecido por oferecer diversos benefícios para a saúde, dentre os quais podemos destacar.
Tem ação antioxidante
A alicina e outros antioxidantes presentes no alho fortalecem o sistema imunológico, combatem os radicais livres e ajudam a prevenir doenças virais.
Reduzem as inflamações
Os compostos ativos do alho combatem a inflamação e melhoram a condição de pessoas com problemas ósseos, como osteoporose e artrite.
Auxilia na saúde cardiovascular
Os compostos de enxofre do alho bloqueiam o acúmulo de plaquetas e evitam o entupimento das artérias. A alicina também atua como anticoagulante natural, ajudando a controlar a pressão arterial e prevenindo doenças cardíacas.
Ajuda a reduzir o colesterol
Estudos do Instituto de Toxicologia da Universidade de Shandong mostram que o alho reduz os níveis totais de colesterol e triglicerídeos, contribuindo para uma melhor saúde cardiovascular.
Melhoram as funções cognitivas
Compostos de enxofre como a alicina têm efeitos positivos na função cerebral e podem ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Potencializa o desempenho físico
Historiadores relatam que o alho era utilizado pelos atletas e soldados da Grécia Antiga. Isso porque suas propriedades melhoram a capacidade pulmonar e reduzem a perda muscular, potencializando o desempenho físico.
Contribui para a saúde ocular
O alho é rico em enxofre, que por sua vez estimula a produção de glutationa, um antioxidante crucial para a saúde ocular. Também contém luteína, zeaxantina, zinco e vitaminas C e E, que combatem a degeneração macular.
Controla o estresse
A glutationa presente no alho ajuda a combater o estresse e a manter os níveis de cortisol sob controle, melhorando a qualidade do sono e descanso.
Favorece a digestão
O alho facilita a digestão e auxilia no controle do peso por acelerar o metabolismo e aumentar a produção de adrenalina, que promove a queima de calorias e tem efeito saciante.
Combate o envelhecimento precoce
Os polifenóis do alho combatem o estresse oxidativo e protegem as células do organismo contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Como incorporar o alho na sua dieta para aproveitar os seus benefícios
Para aproveitar os benefícios do alho, o ideal é consumir os dentes crus ou utilizar alternativas mais práticas como o alho desidratado, pulverizado ou em cápsulas. Você consegue encontrar essas versões em lojas de produtos naturais.
Para incluir o alho nas receitas e ainda aproveitar seus benefícios, evite cozinhar o ingrediente por longos períodos em altas temperaturas. O calor do fogo pode reduzir a quantidade de compostos benéficos do alimento. Portanto, procure refogar o alho em fogo médio.
Você também pode preparar uma infusão de alho. Basta deixar alguns dentes de alho descascados em água quente por alguns minutos. Depois, é só beber a água como se fosse um chá.
Veja também:
Com quantos anos você descobriu o jeito mais fácil e rápido de descascar uma cabeça inteira de alho?
A cebola e o alho podem permanecer frescos por meses se armazenados corretamente e o melhor local é bem inusitado