A ameixa é uma das frutas mais populares na época do Natal. Assim como a uva, a cereja e o damasco, ela costuma ser utilizada para enfeitar a mesa ou complementar os pratos e sobremesas servidos na ceia. No entanto, para quem busca manter um estilo de vida saudável, vale a pena consumir a fruta durante todo o ano.
Rica em fibras e antioxidantes, a ameixa é conhecida pelos seus benefícios ao sistema gastrointestinal. Porém, suas propriedades nutricionais também atuam em diferentes funções do organismo. Quer saber mais sobre o assunto? O TudoGostoso montou um guia sobre as vantagens de incluir a ameixa sua alimentação.
Benefícios da ameixa para a saúde
Regula o intestino e combate a prisão de ventre
A ameixa é muito popular pelas suas propriedades laxativas. Entre os nutrientes encontrados na fruta está a pectina, uma fibra solúvel que favorece o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre.
Tem alta concentração de vitamina C
A ameixa é uma fruta que contém muitos antioxidantes, entre eles a vitamina C. Seu consumo ajuda a manter o corpo protegido da ação dos radicais livres, moléculas que danificam as células saudáveis do organismo e levam ao envelhecimento precoce. A vitamina C da ameixa também a torna uma importante aliada do sistema imunológico.
É fonte de energia
A ameixa contém vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e potássio. Todos esses nutrientes são fonte de energia e deixam o corpo mais disposto. Por isso, a ameixa é uma das melhores frutas para comer no café da manhã ou antes da prática de atividade física.
Controla o índice glicêmico
A ameixa é uma fruta que contém açúcar, mas por ter muitas fibras, ele não é absorvido tão rápido. Isso significa que o seu consumo não provoca picos de insulina, mas pelo contrário, auxilia no controle glicêmico. Aliás, as fibras da ameixa também regulam a absorção de carboidratos, enquanto seus antioxidantes melhoram a resistência à insulina.
Fortalece os ossos
A ameixa possui muitos flavonóides, compostos que com propriedades antioxidantes que contribuem para a densidade óssea. Assim, ajuda a manter os ossos mais fortes e, consequentemente, reduz os riscos de fraturas e problemas como osteoporose.
A ameixa também é benéfica para as articulações. Por ser fonte de potássio, ela combate inflamações que afetam as junções dos ossos. Dessa forma, o consumo da fruta também é uma maneira de prevenir o reumatismo.
Posso comer ameixa todos os dias?
Por ser rica em fibras, o ideal é consumir de 1 a 2 ameixas por dia. Embora ela muito benéfica ao trânsito intestinal, comer muitas unidades da fruta pode causar gases e retenção de líquido. Além disso, as fibras atraem água para o intestino e tornam as fezes mais líquidas. Quando sua concentração está alta demais, ela tende a causar quadros de diarreia.
A ameixa é uma fruta versátil que pode ser consumida in natura ou no preparo de vitaminas, sucos, bolos, saladas, sobremesas e geleias. Aqui no TudoGostoso nós temos diversas receitas com ameixa para você saborear em casa e aproveitar os benefícios da fruta.
Veja também:
Manjar de coco com calda de ameixa
Sobremesas fáceis para o Natal: confira 20 receitas