Ingredientes (10 porções)
Para cobrir 250 g de mussarela ou 200 g de provolone
- 5 xícaras (chá) de arroz cozido com óleo, sal e cebola
- 1 colher (sopa) de margarina
- 200g de ameixa preta sem caroço picada
- 2 cenouras picadas
- 200 g de uva-passa sem caroço
- 50 g de damasco picado
- 2 maçãs verde picadas
Em outra panela
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola ralada
- 1,5 kg de tomate sem pele e sem semente
- 1 vidro de palmito (400 g)
- 1 lata de ervilha
- 100 g de azeitonas verde picadas
- 200 g de presunto em tirinhas
- cheiro-verde a gosto
- sal a gosto
Modo de preparo
- 1
Cozinhe o arroz de forma convencional só com cebola, sal e óleo (sem utilizar alho), reserve. Refogue na margarina a ameixa, a cenoura, a uva-passa, o damasco e a maçã tudo devidamente picado (não utilize sal) e reserve.
- 2
Em outra panela refogue no óleo a cebola, os tomates, o palmito, a ervilha, as azeitonas (esses primeiros picados) e o presunto cortado em tiras finas, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde.
- 3
Numa refratária faça camadas iniciando pelo arroz, depois o recheio de frutas, o recheio salgado, o arroz, recheio de frutas e continua até terminar as camadas.
- 4
Coloque o queijo (mussarela ou provolone, ou até os dois misturados) ralado grosso sobre o arroz, leve ao forno para derreter o queijo.
- 5
Sirva a seguir.
Informações adicionais
O arroz natalino é aquele tipo de receita que as pessoas esperam o ano todo para comer, por isso invista na decoração e deixe seu arroz de Natal colorido, com frutas, legumes e ervas frescas para decorar. Você pode até fazer enfeites com cascas de maçã verde ou cenoura, por exemplo, fica lindo!
As uvas-passas são sempre o ponto de discordância na hora da ceia, certo? Por isso, se você não abre mão do seu arroz de Natal com passas, mas sabe que tem gente que não gosta, você pode deixar potinhos ao lado com as passas e outras coisinhas mais polêmicas como maçã, para que as pessoas se sirvam no prato. Todo mundo vai aprovar!
O arroz é um acompanhamento presente no dia-a-dia dos brasileiros, então claro que precisava ter uma versão especial de arroz para ceia de Natal! Outros acompanhamentos que a gente também não pode esquecer na ceia natalina são o salpicão, tender, farofa, salada de maionese e diversas outras delícias!
Veja também:
Acompanhamentos para a ceia de Natal: 35 receitas práticas e deliciosas