Originária da Índia, a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria mundialmente conhecida e muito utilizada na culinária. Essa planta medicinal, da mesma família do gengibre, conta com compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de uma característica cor dourada, que não apenas realça o sabor, mas também dá uma coloração bonita para as receitas.
Devido a essas e outras propriedades, a cúrcuma também passou a ser usada na infusão de chás, oferecendo uma série de benefícios para a saúde. Em especial, o chá de cúrcuma tem sido consumido por muitas pessoas à noite, antes de dormir. Mas por que será que tantas pessoas estão adotando esse hábito? O TudoGostoso vai te contar o motivo por trás dessa prática e como ela pode transformar sua rotina noturna. Confira!
Por que tomar chá de cúrcuma antes de dormir?
Se, na hora de dormir, você tem dificuldade para relaxar, incluir o chá de cúrcuma pode ser ótimo para o seu sono, pois ele não tem cafeína em sua composição. Além disso, esse chá oferecerá benefícios para quando você acordar no dia seguinte, isso porque ele otimiza o funcional intestinal, auxiliando na digestão e no alívio de desconforto nessa região.
O chá de cúrcuma também é conhecido por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, ajudando a manter o corpo ainda mais saudável e imune a uma série de doenças. Incluir esse chá em sua rotina também irá garantir uma melhora do humor, oferecendo um bem-estar para o momento do sono.
Benefícios do chá de cúrcuma
Propriedades anti-inflamatórias
Uma das características poderosas da cúrcuma é a sua ação anti-inflamatória. Ela contém curcumina, um composto capaz de reduzir a inflamação no corpo, além de ajudar a desacelerar processos inflamatórios.
Antioxidantes poderosos
Os antioxidantes são muito importantes para combater os chamados radicais livres, protegendo as células de danos e prevenindo o envelhecimento precoce.
Suporte ao sistema imunológico
Outro componente importante presenta na cúrcuma são as curcuminoides, que estão associadas ao fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando o corpo a se defender de doenças.
Contribui para a saúde digestiva
A cúrcuma ajuda a aumentar a produção de bile, o que facilita a digestão e reduz desconfortos gastrointestinais. Por isso, o chá também é comumente consumido após as refeições, ajudando a aliviar os sintomas de indigestão como a azia, por exemplo.
Contribui para a saúde do coração
A curcumina presente na cúrcuma também pode beneficiar a saúde do coração. Estudos apontam que suplementos de cúrcuma podem reduzir a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue, fatores de risco para doenças cardíacas, por exemplo. Embora o chá de cúrcuma tenha menos curcumina que os suplementos, ele ainda pode ser uma boa opção para quem busca uma alimentação voltada à saúde do coração.
Como fazer chá de cúrcuma?
Ingredientes
- 1 colher (chá) de cúrcuma em pó
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado (opcional)
- Suco de metade de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de xarope de bordo ou mel
Modo de preparo
- Em uma panela, aqueça a água até que ela fique bem quente, mas não deixe ferver; temperaturas muito altas podem destruir os compostos benéficos presentes na cúrcuma
- Adicione a colher de cúrcuma em pó e mistura até dissolver
- Em seguida, acrescente o gengibre e mexa novamente todos os ingredientes
- Deixe a mistura descansar em fogo baixo por cerca de 5 minutos
- Desligue o fogo e passe a mistura por uma peneira para remover resíduos sólidos
- Por fim, adicione o xarope de bordo ou mel, e o limão para dar um toque de doçura e frescor à infusão
Quem pode tomar chá de cúrcuma?
Apesar de todos os benefícios, é importante se atentar às contraindicações do chá de cúrcuma. Em geral, essa receita é considerada segura para a maioria das pessoas, mas há algumas ressalvas: gestantes, crianças e pessoas com problemas de vesícula ou alterações hormonais devem evitar o seu consumo.
Além disso, o chá também é contraindicado para pessoas com cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares e úlcera gastroduodenal. Por tanto, se quiser incluir esse chá em sua rotina, lembre-se de consultar o seu médico.
Dica do TudoGostoso: se prefere o chá frio, deixe a infusão repousar cerca de 5 minutos com uma tampa ou pano por cima e em seguida reserve na geladeira para consumir depois.
Veja mais:
Os benefícios do chá de alecrim com cúrcuma: o que acontece com o corpo ao ingerir os populares ingredientes de remédios caseiros juntos na infusão
Tomar cúrcuma e gengibre tem muitos benefícios, mas o que pode acontecer se você ingerir mais de 5g de gengibre e mais de 2g de cúrcuma por dia?
Como tomar cúrcuma para reduzir o inchaço da barriga e perder peso: os benefícios da curcumina