Um estudo desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos EUA, descobriu que seguir uma dieta vegana reduz a idade biológica em apenas oito semanas. Para chegar a esse resultado, o estudo analisou 21 pares de gêmeos pelo período de 2 meses. Durante esse período, um dos irmãos deveria seguir uma dieta vegana, enquanto o outro mantinha uma dieta onívora, ou seja, a base de carnes, ovos e lacticínios.
Ao final da pesquisa, descobriu-se que os participantes que não consumiam nenhum produto ou ingrediente de origem animal tiveram alterações positivas nos marcadores biológicos do envelhecimento. Ficou curioso para saber exatamente como isso é possível? O TudoGostoso separou os principais pontos da pesquisa e como a alimentação influencia no processo de envelhecimento.
Como a dieta vegana pode reduzir a idade biológica das pessoas
A idade biológica é uma medida que representa o envelhecimento físico do nosso corpo. Ela não tem muito a ver com a nossa idade cronológica, mas sim com o estado de saúde das nossas células, tecidos, órgãos e outras funções vitais do nosso organismo. As variáveis que determinam essa idade são os marcadores de epigenéticos, entre eles a metilação do ADN. Em resumo, é a taxa de envelhecimento do corpo baseada em fatores genéticos.
Para descobrir a idade biológica dos participantes, os pesquisadores analisaram as mudanças nos níveis de metilação do DNA de cada participante. No geral, o aumento da metilação do DNA é considerado um marcador de envelhecimento. Assim, durante o período de oito semanas, foram feitas três coletas de amostras de sangue de cada voluntário: uma no início do estudo, outra na metade e a última no final.
Após a análise das amostras, os resultados mostraram que os gêmeos que seguiram uma dieta vegana tiveram uma queda nos níveis de metilação do DNA. Além disso, também foi observado diminuições nas idades do coração, do fígado e dos sistemas inflamatório, hormonal e metabólico desses mesmos participantes.
A pesquisa, então, concluiu que uma dieta vegana poderia contribuir para a redução da idade biológica. Os pesquisadores ainda afirmaram que os participantes que seguiram a dieta vegana perderam, em média, dois quilos a mais do que o grupo que seguiu a dieta onívora.
Como a nossa alimentação influencia no processo de envelhecimento
Os autores do estudo ressaltam que são necessárias mais pesquisas para investigar a relação entre dieta e processo de envelhecimento. Além disso, a idade biológica também é influenciada por fatores ambientais e estilo de vida. Porém, não há como negar que a alimentação é uma das variáveis mais importantes para a saúde no organismo, influenciando tanto a longevidade quanto a qualidade de vida..
Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, por exemplo, fornece ao corpo uma série de nutrientes essenciais para diversas funções vitais, como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Já uma alimentação à base de alimentos processados, açúcares e gorduras trans está associada a muitas doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardíacos.
Veja também:
Panqueca de aveia para um café da manhã saudável: aprendi essa receita fácil de 2 ingredientes com uma chef vegana
"O que eu decidi sobre o veganismo de longo prazo": cientista compara dieta vegana com o consumo de carne em experimento