A contagem regressiva para a Páscoa já começou e, com ela, a busca por chocolate em diferentes maneiras. Por muito tempo, esse alimento foi considerado um vilão na dieta, mas a ciência vem provando a cada dia que essa fama é ultrapassada.
No Brasil, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo revelou que o consumo de chocolate pode ter efeitos positivos: o grupo estudado era formado por idosos em estágios avançados de câncer e a pesquisa foi publicada na revista BMC Palliative Care. Nele, foi observado que o consumo de chocolate pode melhorar o aspectos nutrio2 e a funcionalidade dos pacientes, além de ajudar a aliviar os sintomas de dor.
Diante do consumo de 25 gramas de chocolate com 55% de cacau, diferentes índices das avaliações nutricionais foram aumentados significativamente. “No final do estudo, observamos que os índices das avaliações nutricionais foram aumentados significativamente. A elevação teve significância clínica e não houve indivíduo classificado como desnutrido após a intervenção, evidenciando que, possivelmente, a intervenção pode ser capaz de reduzir a perda de peso em pacientes com câncer em estágio avançado”, indicou a orientadora do estudo e professora da USP Nereida Kilza da Costa Lima.
Relação afetiva do chocolate foi revelada em estudo
A pesquisadora Josiane Chelli Vettori também destacou que o componente de memória afetiva associado ao alimento contribuiu positivamente para a melhoria do estado de saúde dos pacientes. O chocolate foi escolhido para a realização do estudo devido à sua relevância histórica na sociedade e aos benefícios já comprovados para a saúde cardiovascular.
“Isso mostra que o alimento ele não nutre somente o corpo, as células com vitaminas minerais e micronutrientes, ele nutre de diversas formas, abrange aspectos culturais socioeconômicos”, disse a cientista ao “Jornal da Tarde”, na TV Cultura. Sabia desses benefícios? Para acompanhar mais artigos sobre alimentação saudável, receitas e muito mais, fique de olho no TudoGostoso.
Veja mais:
- Cacau além do chocolate! Ingrediente será muito usado em geleias e compotas em 2024, apontam 50 especialistas