• Entrar
  • Cadastrar
Comer pipoca todos os dias pode prevenir a demência: saiba qual é a quantidade ideal segundo estudo

Estudo aponta os benefícios da pipoca na prevenção da demência e destaca a quantidade que deve ser consumida diariamente.

Estudo mostra os efeitos da pipoca na prevenção da demência (Foto: Shutterstock)

A pipoca é um dos aperitivos mais saborosos para diversas ocasiões. Além de ser uma opção de lanche saudável e de baixas calorias para quem está em dieta para emagrecer (dependendo da forma como você consome), a pipoca ainda é importante fonte de nutrientes.

Esse alimento é importante fonte de fibras, o que resulta numa melhora do trânsito intestinal, e tem propriedades antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais.

A boa notícia é que a pipoca está relacionada com a prevenção da demência. Um estudo recente da Universidade Rush, de Chicago, apontou resultados animadores. Confira mais detalhes!

Qual é a relação da pipoca com a prevenção da demência

Para esse novo estudo, dedicado aos alimentos que têm importante influência na saúde do cérebro, foram acompanhados 3.300 voluntários no período de seis anos. Os pesquisadores analisaram que o grupo que incluiu esse hábito apresentou uma redução cognitiva menor em comparação ao que não consumiu esses alimentos regularmente.

Dentre os alimentos utilizados no estudo além da pipoca, a quinoa e cereais integrais também revelaram ter efeitos semelhantes.

Pipoca de panela ou micro-ondas? Com ou sem manteiga?

O consumo diário considerado para o estudo foi de 90g ou mais, no caso de grãos integrais, na contribuição para a prevenção da demência. Mas é importante destacar que o estudo especifica que a pipoca considerada benéfica para esse resultado é a opção com pouco sal e sem manteiga.

Outro fator considerado é que este caso não inclui a pipoca de micro-ondas. Em estudos realizados anteriormente, os danos cerebrais relacionados ao consumo regular de pipoca de micro-ondas, incluindo riscos de Alzheimer e contribuição para a obesidade, já haviam sido apontados.

O resultado da pesquisa indicou que, assim como a pipoca, o consumo diário da quinoa e de cerais integrais oferecem o mesmo efeito contra a demência.

Os estudiosos acreditam que esse efeito está relacionado à forma como os grãos integrais "ajudam a regular o açúcar no sangue ou a promover um intestino saudável".

O que é demência?

A demência é um conjunto de sintomas que afetam a função cerebral incluindo problemas de memória, raciocínio, linguagem e comportamento, conforme explica o blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein. É uma condição crônica e progressiva, que piora com o tempo e não tem cura, apenas opções de tratamento.

Esse termo engloba um conjunto de sinais e sintomas neurológicos que podem ser provocados por diversas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Veja mais!

Como fazer pipoca: confira truques e faça pipoca até no forno!

Poder do café na perda de memória surpreende em estudo; entenda influência cognitiva da bebida.

Temas relacionados