
legenda (Créditos: Shutterstock)
Não há nada melhor do que uma comida bem temperada, não é mesmo? Os temperos são ingredientes essenciais em uma cozinha, sendo responsáveis por agregar mais sabor a comida. Com diversas opções para explorar e experimentar, cada um dos temperos possui suas particularidades, oferecendo diferentes benefícios à saúde.
Um tempero muito popular, mas que acaba não agradando a todos é a pimenta. Típica da culinária de países como o México e a Índia, um estudo revelou que esse pequeno alimento de sabor ardido pode ser muito benéfico para a saúde se consumido regularmente. A pimenta definitivamente possui um sabor marcante, mas talvez o estudo feito pela Universidade Médica de Guangxi, na China, faça você mudar de ideia sobre o consumo desse tempero. Confira!
Os benefícios de consumir pimenta regularmente
Um estudo realizado pela Universidade Médica de Guangxi, na China, revelou que consumir pimenta por pelo menos três vezes na semana pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e até mesmo demência. Mais de 50 mil adultos foram entrevistados para saber com que frequência eles comiam pimenta, seja crua, em forma de molho ou secas.
Os pesquisadores notaram que as pessoas que comiam um prato apimentado uma vez por semana, reduziram o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em até 13% em comparação com aqueles que raramente ou nunca comiam refeições com a presença de pimenta.
Já aqueles que comiam pimenta ao menos três vezes na semana, diminuíram o mesmo risco em 20%, um aumento significativo. Ainda segundo o estudo, o efeito também foi identificado em pessoas obesas, uma observação valiosa, pois essa condição é um fator de risco para o AVC. Os pesquisadores afirmam que os benefícios para a saúde estão relacionados à presença de capsaicina, componente que garante a ardência das pimentas.
Outros benefícios comprovados da pimenta
Estudos anteriores já revelaram outros benefícios do consumo da pimenta para a saúde. Em um deles, pesquisadores afirmaram em um conferência da Associação Americana do Coração, que aqueles que comem pimenta regularmente tem 26% menos chances de sofrer de doenças cardíacas do que aqueles que raramente ou nunca consomem.
Além disso, esse tempero também é fonte de agentes antioxidantes, ação anti-inflamatória, antimicrobianas, além de vitamina C e A. Desse forma, a pimenta pode fortalecer o sistema imunológico, regular o açúcar no sangue e até mesmo contribuir para a perda de peso devido à presença da capsaicina.
Veja mais:
Fazer óleo de pimenta em casa é muito fácil do que você imagina e vai deixar seus pratos muito mais gostosos; aprenda a receita de chilli oil
Esse jeito de plantar pimenta é a forma mais barata e fácil de fazer em casa: e ainda gasta menos tempo para a a muda vingar
"Para ajudar a controlar a glicemia": 7 Temperos para abaixar o açúcar no sangue, segundo nutricionista