• Entrar
  • Cadastrar
Pode comer pipoca todos os dias? Entenda benefícios e malefícios de acordo com a quantidade que come e o modo de preparo da sua pipoquinha

Conheça os benefícios da pipoca e quando ela passa a ser uma ameaça para a sua saúde. 

Pode comer pipoca todos os dias? Entenda benefícios e malefícios de acordo com a quantidade que come e o modo de preparo da sua pipoquinha

A pipoca pode ser um alimento saudável caso seja consumida da forma correta. (créditos: Shutterstock)

Quem não gosta de comer pipoca, não é mesmo? Salgada, doce, de leite em pó ou chocolate, são diversas opções para você saborear enquanto assiste a um filme ou programa de tv. Porém, existem muitas dúvidas acerca dos benefícios e, principalmente, dos malefícios do alimento para a saúde. Há quem acredite que comer pipoca engorda e aumenta o colesterol, enquanto outras pessoas argumentam que não há nada demais em consumir o aperitivo, desde que a ingestão seja feita com moderação.

Se você está se questionando quem está certo nessa história, nós já adiantamos que tudo depende da quantidade de pipoca que você consome e do modo de preparo.

Vem entender melhor melhor sobre os efeitos positivos e negativos da pipoca e como consumir essa delícia sem comprometer a sua saúde.

Posso comer pipoca todos os dias?

O milho de pipoca é um alimento rico em fibras e antioxidantes. Além disso, ele tem baixo teor de calorias e gorduras. Portanto, você pode comer a pipoca todos os dias, desde que ela seja preparada sem acréscimo de gordura e com pouco sal. Agora, aquela pipoca oleosa e repleta de sal, açúcar e outros ingredientes muito doces e gordurosos não deve ser consumida diariamente, mas de vez em quando e em pouca quantidade.

A porção diária de pipoca indicada pelos nutricionistas é de 20g por dia, o que dá em torno de uma xícara e meia). Na hora de preparar o aperitivo, dê preferência pelo estouro natural, ou seja, com pouca ou nenhuma adição de gordura. Se for acrescentar sal, tome cuidado para não exagerar. Uma pipoca muito salgada fornece grandes quantidades de sódio, um mineral que em excesso provoca o aumento da pressão arterial e favorece a retenção de líquido.

Benefícios da pipoca para a saúde

Como já mencionado, a pipoca pura sem muita gordura, sal ou açúcar é bastante benéfica. Por ser fonte de fibras, o consumo do alimento auxilia na saúde digestiva e regula o trânsito intestinal, prevenindo problemas como prisão de ventre. As fibras também promovem a sensação de saciedade e controlam o apetite. Por isso, quando comemos pipoca demoramos mais tempo para sentir fome.

Outra vantagem da pipoca é que ela é rica em carboidratos complexos, o tipo que faz bem à saúde. Os carboidratos complexos demoram mais tempo para serem absorvidos pelo organismo, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a digestão lenta obriga o organismo a buscar energia nos lipídios, ou seja, eles impedem o acúmulo de gordura. Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, comer pipoca em si não engorda.

A pipoca também é fonte de antioxidantes naturais. Isso porque os grãos de milho contêm polifenóis, compostos que combatem os radicais livres, fortalecem o sistema imunológico e ainda protegem o corpo contra doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e previnem o envelhecimento precoce.

Pipoca de panela ou de micro-ondas?

O consumo diário de pipoca só é saudável quando ela é preparada com grãos integrais. Esse caso não inclui a pipoca de micro-ondas. Esse tipo de produto é rico em conservantes e outros ingredientes que aumentam o valor calórico do alimento. Por isso, a pipoca de micro-ondas acaba não sendo tão natural como a de panela.

Para fazer a pipoca de panela, dê preferência a óleo vegetais, como o de canola que é de alta qualidade e rico em ômega 3. Para não exagerar na gordura, a recomendação é de 2 colheres de chá de óleo para cada 1 xícara de milho. Outra dica é usar pipoqueiras elétricas, pois elas não precisam de gordura para estourar os grãos e a pipoca sai sequinha. É uma alternativa mais saudável e ainda poupa seu gás de cozinha.

Veja também:

Comer pipoca todos os dias pode prevenir a demência: saiba qual é a quantidade ideal segundo estudo
Descubra como preparar um sal líquido e nunca mais tenha problemas para temperar a pipoca da pipoqueira


Temas relacionados