
A casca do coco seco tem suas utilidades, mas somente a parte interna, chamada de endocarpo (essa aí da foto que cobre a parte branca) pode ser consumida (Crédito: Shutterstock)
O coco é uma fruta versátil, muito usada na culinária em diferentes formas, incluindo óleo de coco, leite de coco e coco seco ralado. Todos esses ingredientes provenientes do coco são ótimos para diversos preparos, como bolos, tortas e pudins.
Existem duas formas mais comuns de se encontrar o coco para o consumo. Apesar de muita gente confundir, o coco verde e o marrom são a mesma fruta, apenas estão em estágios diferentes de maturação:
- Coco verde: é mais “jovem”, com mais água e polpa gelatinosa. É ideal para beber água de coco, que é refrescante e rica em eletrólitos
- Coco marrom: é a versão madura da fruta, com menos água e polpa mais densa e fibrosa. A polpa é usada para extrair leite de coco, óleo de coco e para consumo direto
Do coco, tudo se aproveita, incluindo a casca. Mas será que pode comer a casca marrom do coco? Vamos entender!
Usos da casca do coco marrom
Você já se perguntou se aquela parte marrom e cheia de “pelinhos” da casca do coco tem algum uso? A resposta é que ela tem sim! Porém, ela não é comumente consumida por humanos por ser dura, fibrosa e não muito palatável.
Por isso, normalmente apenas a polpa branca (endosperma) e a água de coco são consumidas. A casca é frequentemente usada para outros fins, como por exemplo:
- Combustível
- Adubo para plantas
- Material para artesanato
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as cascas do coco podem ser transformadas em briquetes de boa qualidade, ou seja, usadas como uma forma de substituir a lenha - também conhecido como o “carvão ecológico”.
Ainda segundo a Embrapa, o adubo é outra forma de aproveitar a casca do coco, podendo trazer uma série de benefícios para o solo, como aumento na retenção de água, redução de temperatura, aumento da porosidade e do pH do solo.
Mas, afinal, pode comer?
Como vimos, a casca do coco normalmente não é usada para o consumo humano. Isso porque ela é muito difícil de digerir devido à sua textura fibrosa e densidade - e o consumo pode causar malefícios, como desconforto gastrointestinal.
Porém, a casca não deve ser confundida com aquela parte marronzinha que vem junto do seu coco pronto para comer, encontrado no mercado.
Enquanto a parte externa (cheia de pelinhos) é chamada de epicarpo (e não serve para a alimentação), a parte marrom interna, chamada de endocarpo, cobre a parte branca da fruta e pode, sim, ser consumida!
Você ainda pode encontrar no mercado chips de copo feitos com um substrato de textura grosseira, elaborada a partir do mesocarpo fibroso do coco (que é a parte intermediária entre o epicarpo e o endocarpo).
Essas opções são ótimas e podem ser consumidas sem problemas, tendo também mais vitaminas do coco.
Conclusão
Estudos até têm sido feitos sobre os potenciais benefícios da casca do coco como anti-inflamatório, que poderia ser usada na produção de medicamentos e fitoterápicos. Porém, esses estudos ainda estão em fases iniciais e os benefícios não foram testados em humanos.
Portanto, se você quer mesmo aproveitar os benefícios da casca do coco, o ideal é buscar formas de usá-la como adubo ou em composteiras. Se você quer usar como alimentação, a forma mais comum é essa encontrada em chips no mercado mesmo!
Como conservar coco na geladeira por mais tempo sem que fique melado e azedo
Como fazer uma cocada perfeita: dicas para nunca mais errar e receitas