• Entrar
  • Cadastrar
Todo mundo ama prato gratinado e com essas dicas o seu queijo vai gratinar de um jeito mais crocante!

Chega de passar sufoco com os pratos gratinados! Descubra os melhores truques para fazer o queijo derreter de forma incrível!

Os pratos gratinados serão mais fáceis de serem feitos com essas dicas! (Créditos: Shutterstock)

Nada melhor que um prato gratinado, daqueles que te fazem salivar só de olhar, né? Mas por vezes essa pode ser uma tarefa difícil de ser cumprida! Os queijos derretidos ficam murchos e sem aquela casquinha crocante? Temos as dicas perfeitas para solucionar esse problema! Nunca mais erre com esses truques do TudoGostoso. Veja agora!

Escolha o queijo certo para gratinar

Engana-se quem pensa que qualquer tipo de queijo pode ser usado no preparo de pratos gratinados! Prefira queijos amarelos, como mussarela e o parmesão! Eles são mais os queijos que mais derretem e é bem fácil ficarem com aquela crosta crocante por cima. Aposte em qualquer um dos dois de olhos fechados que não irá correr riscos de se arrepender! Por outro lado, os queijos brancos, como o cottage e ricota, podem dar um aspecto “borrachudo” para o prato e não é isso que a gente quer, né? Além disso, os queijos do tipo amarelo são mais econômicos e fáceis de serem encontrados no mercado em comparação com os brancos. Lembre-se disso na hora de escolher!

O recipiente é importante para o queijo derreter

Acerte no recipiente e garanta com que o gratinado dê certo! Prefira sempre a cerâmica, o vidro ou o inox. Esses materiais retêm o calor, ajudando a formar a crosta perfeita por fora e deixar macio por dentro. Além disso, eles também devem ser altos! Faça o preparo da receita e ainda deixe cerca de 3 centímetros de altura na borda para que o gratinado não transborde e cause uma grande sujeira no seu forno.

A temperatura ideal para o gratinado perfeito

Não vá pensando que tudo o que você precisa fazer é colocar o alimento no forno! Existem cuidados a serem feitos com antecedência. Certifique-se que o recipiente está completamente seco, caso contrário a umidade presente pode deixar o queijo muito mole. Preaqueça o forno entre 180º a 200º, por no mínimo 5 minutos, antes de colocar o prato. Depois basta colocar a receita no forno e ajustar a temperatura para ficar entre 200º a 220º e garantir com que a consistência do queijo seja a ideal.

Como saber se o gratinado está no ponto certo

Após adicionar o prato no forno, resta prestar atenção quanto a aparência dele. O que indica um gratinado crocante é quando o queijo começa a borbulhar e está bem dourado. Fique de olho por entre o vidro do forno e não retire a receita enquanto não tiver chegado nesse resultado. Depende de cada eletrodoméstico, mas geralmente demora cerca de 25 minutos para os gratinados derreterem por dentro e chegarem ao ponto certo, por isso tenha calma e aguarde! Nada de ficar abrindo e fechando o forno para conferir, hein? Isso pode fazer com que o queijo murche e não fique crocante, como é o objetivo.

Veja mais

Descubra como armazenar os queijos CHIQUES: brie, provolone e gouda!
Queijo coalho caseiro: aprenda como fazer esse ingrediente do zero de um jeito FÁCIL e MUITO BARATO
Como conservar frios da maneira certa: NUNCA MAIS jogue presunto e queijo fora na sua vida!

Temas relacionados