O armazenamento de queijos é um assunto que sempre gera dúvidas, pois as condições para uma melhor conservação varia de acordo com cada tipo. Uns devem ser guardados na geladeira, enquanto outros não. É por isso que vamos acabar com as suas dúvidas sobre os queijos chiques mais queridinhos do momento: o brie, o provolone e o gouda! Confira agora no TudoGostoso!
Como armazenar o queijo brie
O queijo francês é conhecido por ter uma textura cremosa e uma casca formada por fungos, o que só faz ele ser extremamente saboroso. O primeiro passo antes de consumi-lo é checar o prazo de validade, já que por ser um tipo de queijo que conta com esse bolor em sua superfície, é normal que ele estrague mais rapidamente. O brie deve ser armazenado em temperatura ambiente e em um pote com vedação hermética. Também pode ser enrolado em um papel, mas isso fará com que o mofo branco se espalhe ainda mais para a massa do queijo. Esse tipo de alimento também pode ser guardado na geladeira, mas adiantamos que ao fazer isso ele pode ficar mais endurecido e com um sabor mais leve, menos característico. Caso opte por fazer isso, deixe-o na gaveta de legumes e vegetais, onde a temperatura não é tão fria e ele não perder tanto as suas propriedades. O consumo deve ser feito em até 5 dias após aberto, então fica de olho, hein?
Dicas para conservar o queijo provolone
Esse tipo de queijo italiano, diferente do brie, demora muito mais tempo para começar a estragar. Ele pode ser consumido em até três semanas após aberto pela primeira vez. Para garantir que o provolone dure todo esse tempo, armazene-o na geladeira! Ele deve ser embrulhado em sua embalagem original, em papel alumínio ou em papel manteiga junto com o plástico filme. Esses queijos suportam temperaturas mais frias, então não precisam ser guardados na gaveta de legumes, assim como também fazem parte da lista de alimentos para deixar longe do congelador! Reserve-o nas partes comuns da geladeira e vá consumindo aos poucos.
O jeito certo de armazenar o queijo gouda
Esse tipo de queijo é o meio termo entre os dois anteriores! Ele dura até 15 dias, mas é importante reforçar que o seu sabor fica menos intenso conforme o passar do tempo. Ele também deve ser guardado na geladeira e o certo é que esteja enrolado na embalagem original e depois colocado em um pote com tampa. Coloque-os na gaveta de legumes, já que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Essas são as condições ideias para uma boa conservação desse tipo de queijo delicioso.
Veja mais
Queijo empanado na airfryer é a receita de petisco que você tem que testar
Queijo de pipoqueiro igual o da carrocinha sem precisar sair de casa!
Tempero tem validade? Dicas para armazenar e como saber se ele estragou