O molho de tomate é um ingrediente versátil e até mesmo essencial na nossa lista de mercado, vamos combinar! Ele estrela as receitas mais deliciosas como cachorro-quente, nhoque à bolonhesa, panqueca de carne e muito mais. O problema é que nem sempre usamos toda a quantidade da embalagem, e precisamos guardar para não estragar. Para te ajudar, o TudoGostoso chegou com as dicas de como guardar molho de tomate do jeito certo para evitar que ele estrague. Confira!
Aprenda a guardar o molho de tomate do jeito certo para não estragar!
Aprenda a guardar molho de tomate do jeito certo para durar mais!
Como guardar molho de tomate depois de aberto?
O molho de tomate, mesmo o industrializado, precisa de certa atenção na hora de guardar depois de aberto. Seja de lata, de pote de plástico ou de sachê, a primeira coisa que você deve fazer antes de armazenar o seu molho de tomate é transferi-lo para um pote que fique bem vedado. Nós indicamos mais os potes de vidro, mas caso você não tenha em casa, não tem problema, o importante é usar um pote que fique bem fechado, de forma que impeça o ar de entrar. No caso dos molhos de tomate caseiros, você já pode guardar automaticamente nesses recipientes.
Porém, se o molho de tomate que você comprar for de embalagem de vidro, você pode guardá-lo diretamente e, quando acabar, ainda reaproveitar! As mesmas dicas servem para o extrato de tomate, passata de tomate e outros tipos de preparos com tomate.
Quanto tempo o molho de tomate aberto dura na geladeira?
O molho de tomate dura aproximadamente 5 dias na geladeira, o que não é muito tempo. Antes de usar, você precisa ficar atento ao cheiro e à textura, além de notar se não está com pontos de bolor. A melhor saída é preparar receitas durante a semana que usam molho de tomate, como parmegiana, arroz de forno, macarrão ao pomodoro etc.
Pode congelar molho de tomate?
Sem dúvidas! O molho de tomate pode ser congelado perfeitamente, seguindo as mesmas dicas que falamos anteriormente. Contudo, nesse caso, você precisa se certificar de que o recipiente utilizado pode ser levado ao congelador. Se for de vidro, é essencial não encher o pote até boca, para não correr o risco do vidro estourar.
No congelador, o molho de tomate dura até 3 meses, o que já é um bom tempo comparado com a geladeira.
Quanto tempo dura o molho de tomate caseiro?
O molho de tomate caseiro dura o mesmo tempo que o molho de tomate industrializado, seja na geladeira, seja no congelador.
Por que a embalagem do molho de tomate estufa?
Na hora de comprar molho de tomate no mercado, fuja das embalagens estufadas, já que elas podem ser indicativas de contaminação por bactérias ou fungos. Imagina comprar um molho de tomate estragado e não saber? É só seguir nossas dicas que vai dar tudo certo!