
Alguns cuidados no processo de suplementação são importantes para não afetar a saúde (Foto: Shutterstock)
O uso de suplementos alimentares tem se popularizado entre as pessoas que buscam mais saúde, bem-estar e qualidade de vida, mas nem sempre a forma como o produto é inserido à dieta é correto, o que pode causar prejuízos .
Para ser ter uma ideia, o consumo de suplementos no Brasil cresceu 36% nos últimos dois anos, conforme apontam estudos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD).
Um dos fatores cruciais antes de iniciar a suplementação, é priorizar uma dieta balanceada. Especialista em nutrição dá algumas dicas valiosas para as pessoas que desejam incluir esse produto na rotina.
Suplementação pode ser evitada com uma alimentação nutritiva
Tudo começa com uma boa educação alimentar. É o que afirma Roseane da Rosa, coordenadora do curso em Nutrição da Uniasselvi: "Muitas pessoas não se dão conta da importância nutricional dos alimentos."
Ela alerta sobre os riscos para a saúde do uso de suplementos alimentares sem acompanhamento profissional. No Brasil, a lista dos produtos desportivos mais populares são:
- Whey protein;
- BCAA (Branched Chain Amino Acids);
- Creatina;
- Ômega 3;
- Glutamina;
- Termogênicos;
- Beta-alanina;
- Vitaminas e minerais.
"É comum que as pessoas, em busca de resultados rápidos, recorram a suplementos sem uma avaliação precisa, mas isso pode gerar sobrecarga em órgãos como fígado e rins, principalmente se o produto for consumido em excesso e sem orientação", destaca a profissional.
Dieta com orientação profissional pode atender às necessidades do corpo
O melhor caminho é buscar a ajuda de um profissional antes de iniciar qualquer suplementação. Com orientação nutricional, de forma personalizada, é possível entender as suas reais necessidades e avaliar se um suplemento é mesmo necessário.
"Uma dieta equilibrada deve sempre ser o primeiro passo, já que é a base dos nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, enquanto a suplementação é um apoio específico para necessidades individuais", ressalta.
Para as pessoas que buscam uma vida saudável, bem-estar e ganho de massa muscular, ela indica os grupos de alimentos que devem fazer parte da rotina: frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, grãos, raízes e tubérculos.
"A alimentação é a principal fonte de macronutrientes e micronutrientes, necessários para a saúde integral do organismo. Ao tentar substituir refeições por suplementos, há risco de desequilibrar a ingestão nutricional e prejudicar o funcionamento do corpo", explica a nutricionista.
Quem deve usar suplementos alimentares
Segundo ela, a suplementação é recomendada quando há uma deficiência nutricional específica ou uma necessidade extra que a dieta, por algum motivo, não consegue suprir.
Atletas, idosos, gestantes e pessoas com determinadas condições de saúde podem precisar de um suporte adicional. Entretanto, sem uma alimentação básica bem estruturada, o uso de suplementos pode ser ineficaz ou até prejudicial.
"Para quem quer ganhar massa muscular, por exemplo, uma dieta rica em proteínas e carboidratos de qualidade é essencial, e o suplemento entra apenas como um apoio se a necessidade calórica e proteica não puder ser suprida exclusivamente com alimentos", sugere.
Veja mais!
Afinal, beber café pela manhã atrapalha a absorção de suplementos alimentares? Nutricionista explica no detalhe
7 comidas com mais proteína que o ovo para incluir nas suas refeições já