• Entrar
  • Cadastrar
Quantas xícaras de café uma lata de Red Bull, Monster e outras bebidas energéticas realmente equivalem?

Descubra o quanto de cafeína tem nos energéticos mais populares do mercado e qual o limite recomendado por dia

Será que tem mais cafeína no energético ou na xícara de café? (Créditos: Shutterstock)

As bebidas energéticas são famosas pelos seus efeitos estimulantes ideais para quem pratica esportes ou precisa de mais vigor para alguma tarefa diária. O principal, mas não único, responsável por isso é a cafeína, mesma substância estimulante presente no café, no refrigerante, no guaraná. Existem alimentos que dão energia naturalmente, mas quem precisa de uma dose extra de disposição normalmente parte para um reforço com uma bebida energética.

Na disputa entre o que é melhor, café ou energético, para dar energia sem afetar a nossa saúde, a cafeína tem uma grande influência. Saber a quantidade de cafeína que cada marca famosa de energético tem e comparar com uma xícara de café dá uma ideia no efeito que ela causa e também ajudar a controlar os limites para que não acabe prejudicando a nossa saúde. O TudoGostoso separou a quantidade de cafeína das principais marcas de energético do mercado e quantas xícaras de café elas equivalem. Confira!

Quanta cafeína tem em uma xícara de café?

Para saber quantas xícaras de café uma lata de energético equivale, é preciso saber primeiro a quantidade de cafeína do café de todo dia. A resposta para isso não é tão simples, já que depende do tipo de café, o grão usado, proporção de água ou leite, entre outros. Por padrão, estudos provaram que a média de cafeína em uma xícara de café expresso é de 80mg. É importante dizer que o café expresso é servido em doses pequenas, normalmente de 50ml.

Esses mesmos 80mg de cafeína também estão presentes em uma xícara de 200ml de café coado, que é menos intenso que o expresso, mas tão amado quanto na hora de curtir um cafézinho. Segundo estudos, o limite recomendado é de 400 mg de cafeína por dia, ou de 4 a 5 xícaras de café dependendo do tipo. Mais do que isso, a pessoa pode ter arritmias cardíacas e outros problemas cardiovasculares. Com tudo isso em conta, para poder comparar com os energéticos, nós vamos usar a base de uma xícara de café coado com a quantidade de 80mg de cafeína em 200ml da bebida.

Quantas xícaras de café um energético equivale?

O cálculo da cafeína nas bebidas energéticas é um pouco mais fácil, mas precisa de alguma atenção. Por padrão, todos os energéticos no Brasil informam no rótulo a quantidade de cafeína na porção. A grande questão é que cada produto tem uma quantidade de líquido e, portanto, de cafeína. Uma lata padrão de Red Bull tem 250ml, mas um Monster Energy Drink costuma ter 473ml. Às vezes até uma mesma marca tem mais de um tamanho, inclusive alguns que chegam a 1 litro.

Para facilitar a comparação com a xícara de café, nós vamos mostrar a quantidade de cafeína proporcionalmente a 200ml independentemente da quantidade de bebida na lata. Confira abaixo a lista de energéticos, a sua quantidade aproximada de cafeína por 200ml e o equivalente a uma xícara de café coado.

  • Red Bull: 65mg de cafeína = pouco menos de 1 xícara de café
  • Monster Energy: 65mg de cafeína= pouco menos de 1 xícara de café
  • Rockstar Energy Drink: 80mg de cafeína = 1 xícara de café
  • TNT Energy Drink: 60mg de cafeína = pouco menos de 1 xícara de café
  • Energético Extra Power: 64mg de cafeína = pouco menos de 1 xícara de café
  • Energético Fusion: 70mg de cafeína = quase 1 xícara de café
  • Energético Life Strong: 64mg de cafeína = pouco menos de 1 xícara de café
  • Energético Flying Horse: 64mg de cafeína = pouco menos de 1 xícara de café


Como podemos ver, a maioria dos energéticos tem proporcionalmente a mesma quantidade de cafeína de um café coado quando medimos em 200ml. Mas isso não quer dizer que energéticos com menos cafeínas são mais saudáveis. Não podemos esquecer que os energéticos são vendidos em tamanhos maiores, acima de 250ml e até 500ml.

Por causa disso, uma lata de 250ml de Red Bull pode ser o equivalente a uma xícara de café. Mas uma lata de 473ml também de Red Bull vai ter o equivalente a duas xícaras de café se beber de uma vez. O mesmo vale para todas as bebidas da lista. Por isso, a não ser que você abra uma lata de energético e consuma só uma parte, dá para dizer que uma lata de energético comum tem cafeína equivalente a 2 xícaras de café.

Segundo os limites diários de 400mg de cafeína, isso significa que uma pessoa só pode beber no máximo 2 latas de 500ml de bebida energética por dia (e nada de café). Também não dá para esquecer que cada uma dessas bebidas tem outras substâncias que podem fazer mal para o nosso organismo, então é bom ter cuidado para não exagerar.

Veja mais:
Não beba energético puro ou combinado com álcool sem antes saber dos perigos à saúde, segundo estudo
Poder do café na perda de memória surpreende em estudo; entenda influência cognitiva da bebida
Superalimento brasileiro é excelente para memória: conheça os benefícios do açaí

Temas relacionados