• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da maca peruana: o que acontece com o seu corpo se tomar essa raiz poderosa diariamente

Para que serve a maca peruana? Descubra alguns dos principais benefícios dessa raiz nativa da região dos Andes para a saúde. 

Maca peruana: saiba todos os benefícios dela para saúde (Foto: Shutterstock)

Nativa das regiões montanhosas dos Andes, no Peru, onde é cultivada há mais de dois mil anos, a maca peruana é uma raiz vegetal que vem ganhando destaque em diferentes pesquisas por seus inúmeros benefícios à saúde.

Nos últimos anos, ela passou a ser amplamente consumida como suplemento alimentar e adicionada a uma variedade de produtos, por suas vantagens ao bem-estar físico e mental, que vão desde a melhora na libido - o que rendeu a ela até o apelido de “viagra dos Incas” - até uma melhora na performance em atividades físicas. A seguir, o TudoGostoso te apresenta alguns dos principais benefícios dessa poderosa planta.

1- Aumenta a energia e a vitalidade

Um dos benefícios mais conhecidos e estudados da maca peruana é sua capacidade de aumentar os níveis de energia e combater a fadiga. Rica em carboidratos complexos, proteínas e fibras, a maca fornece um impulso de energia que pode ajudar a melhorar o desempenho físico e mental.

Além disso, a maca também contém compostos bioativos que estimulam a produção de energia nas células, proporcionando uma sensação duradoura de vitalidade e vigor.

2 - Melhora a libido e a fertilidade

Outro benefício desse ingrediente é seu potencial de afrodisíaco natural: ela tem sido utilizada há séculos para melhorar a função sexual e aumentar a libido tanto em homens quanto em mulheres.

Cientistas de diferentes instituições e partes do mundo sugerem que a maca pode aumentar a produção de hormônios sexuais, como testosterona e estrógeno, e, dessa forma, aprimorar saúde sexual e aumentar a fertilidade. Além disso, a maca também pode ajudar a aliviar os sintomas da disfunção erétil e da menopausa, promovendo uma vida sexual mais saudável e satisfatória.

3 - Regula os níveis hormonais

A maca peruana é conhecida por suas propriedades adaptogênicas, o que significa que ela pode ajudar o corpo a se adaptar e a se recuperar do estresse físico e emocional. Essa capacidade de regulação do estresse também se estende aos hormônios, ajudando a equilibrar os níveis hormonais e a reduzir os sintomas relacionados ao desequilíbrio hormonal, como irritabilidade, ansiedade e alterações de humor.

No corpo feminino, a maca pode ser especialmente útil na regulação do ciclo menstrual e na redução dos sintomas da TPM e da menopausa.

4 - Forte aliada a reduzir sintomas de ansiedade e depressão

Além de seus benefícios físicos, a maca peruana também demonstrou ter efeitos positivos sobre o humor e o bem-estar mental. Estudos sugerem que a maca pode atuar como um antidepressivo natural, ajudando a aumentar os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que estão associados ao prazer, ao humor e à motivação.

O instituto australiano Center for Chronic Disease Prevention and Management, por exemplo, apontou evidências de que maca peruana melhorou os hormônios e aumentou a disposição de mulheres no período de pós-menopausa. Dessa forma, o consumo regular de maca pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, promovendo uma sensação geral de bem-estar.

5 - Fortalece o sistema imunológico

Rica em vitamina C, zinco e ferro, a maca também é uma aliada poderosa para o sistema imunológico e para a produção de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo contra agentes patogênicos.

Consumir maca regularmente pode ajudar a aumentar a resistência do corpo a doenças e infecções, mantendo-o saudável e protegido.

6 - Auxilia na regulação do peso corporal

A maca peruana pode ainda ser uma aliada valiosa para quem está tentando perder peso ou manter um peso saudável. Por ser ter muitas fibras, a maca contribui para a redução do apetite através daquela sensação de saciedade. Além disso, elas ajudam todo sistema digestivo a funcionar melhor, evitando desconfortos abdominais e inchaços.

7 - Favorece o pré-treino e também a recuperação após exercícios

Os carboidratos complexos presentes na maca peruana são boas fontes de energia durante a prática de exercícios. Outro componente poderoso dela nesse sentido são as vitaminas do complexo B: através de reações bioquímicas no organismo, elas favorecem produção de energia.

Por isso, ao consumi-la você pode perceber que está com pique para o treino e para outras atividades do dia a dia. Além disso, ao ser consumida depois do exercício, ela ameniza dores, incômodos e fadiga muscular: isso porque reduz as taxas de ácido lático e ácido malônico no organismo.

Como consumir a maca peruana?

É importante, entretanto, ter atenção à quantidade recomendada diária de maca peruana em pó: o recomendado é que fique entre 400mg e 1g, no máximo. Caso tenha questões específicas de saúde, como hipertensão ou diabetes, é importante consultar um especialista em nutrição. Grávidas e mulheres lactantes também só podem consumir essa raiz diante de orientação médica personalizada.

Por tudo isso, a maca peruana é um alimento poderoso em benefícios à saúde, como o aumento da energia e da vitalidade e a melhoria da função sexual e do humor. Aposte com equilíbrio nessa raiz e ganhe uma aliada poderosa para a alimentação saudável.

Veja mais:

- 14 receitas de doces saudáveis para aliviar a TPM sem sair da dieta

- Depois dos 40: descubra 6 elementos que toda mulher deve incluir para amenizar incômodos com menopausa.

Temas relacionados