• Entrar
  • Cadastrar
Depois dos 40: descubra 6 elementos que toda mulher deve incluir para amenizar mudanças nessa fase da vida (dica da nutri!)

Nutricionista explica principais mudanças no organismo feminino e quais hábitos podem amenizar os efeitos negativos dessa transformação.

O que não pode faltar na dieta da mulher com mais de 40 anos? Nutricionista explica! (Foto: Shutterstock)

O corpo e as necessidades nutricionais de cada pessoa se distinguem em cada ciclo da vida. Com a chegada aos 40 anos, o metabolismo se altera, assim como diferentes taxas hormonais. “A gordura corporal aumenta e começa gerar uma queda enorme de hormônios”, destaca a nutricionista Juliana Vieira.

Na saúde feminina, é preciso acompanhar as taxas de progesterona e estrogênio, hormônios relacionados a aspectos como absorção de cálcio, textura e firmeza da pele e saúde de unha e cabelo. Diante do resultado dessas taxas, a suplementação de determinados nutrientes é uma aposta recorrente e que deve ser feita sempre com orientação especializada.

A seguir, a nutricionista revela seis inclusões importantes na rotina feminina pós-40.

1 - Magnésio

“Esse mineral ajuda a regular a pressão arterial, sendo sua deficiência associada a doenças cardíacas, diabetes e inflamação”

2 - Vitamina D

“Após os 40 anos, manter os níveis de vitamina D é importante. Ela é fundamental para metabolizar o cálcio e, assim, melhorar a saúde óssea”.

3 - Ômega 3

“Ele ajuda a controlar a pressão arterial, regula os níveis de colesterol e triglicerídeos, evita inflamações nos vasos sanguíneos e previne a aterosclerose. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias, faz bem para os olhos e para o cérebro”.

4 - Coenzima q10

“Este nutriente faz bem ao coração, melhora a geração de energia, tem ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico, melhora a força muscular e a resistência física, tem papel importante na prevenção de doenças degenerativas.

5 - Colágeno

“Nessa fase, as pessoas começam a perder 1% de colágeno ao ano. Essa ausência, por sua vez, faz com que a pele perca sustentação, causando a flacidez. Estudos indicam que os efeitos só são percebidos quando as doses ultrapassam as 5 gramas diárias. Colágeno com vitamina C faz diferença! Se você quer um resultado mais rápido e precisa mais da proteína, a versão em pó é a melhor”, orienta Juliana.

6 - HMB (Hidroximetilbutirato)

“Esse auxilia
na massa muscular, força e desempenho físico em mulheres e serve para evitar problemas com o sistema muscular. Orienta-se consumir no pré e pós-treino e com acompanhamento nutricional. Isso porque, em casos raros, é possível apresentar dor no estômago, prisão de ventre ou coceira.

Você sabia da necessidade de suplementação dessas vitaminas e nutrientes para mulheres 40+? Além de buscar atendimento personalizado, outra paso fundamental importante para manter a saúde em dia é manter uma alimentação saudável.

“Ovos, carnes magras ou proteínas vegetais, peixes azuis (salmão, sardinhas e/ou atum) e alimentos ricos em vitaminas A, C e E, todas elas poderosos antioxidantes que combatem o envelhecimento. E beber muita água”, finaliza Juliana.

Veja mais:

Sua absorção de ferro está prejudicada? Entenda os erros na alimentação que você pode ter cometido!

Descubra qual é o alimento barato que surpreende por melhorar qualidade da pele.

Temas relacionados