Você já deve ter ouvido falar na maca peruana e tem curiosidade para saber para que serve e qual o seu efeito no organismo. Afinal, alguns estudos já apontaram o seu poder no aumento da libido e na melhoria da função sexual, sendo até chamada de 'Viagra dos Incas'.
Ela é uma planta nativa da região dos Andes, no Peru, consumida há séculos devido às suas propriedades medicinais e nutricionais. A maca peruana oferece muitos benefícios para o corpo, porém o respaldo científico de algumas dessas alegações levantadas por evidências ainda é limitado.
O que se sabe, é que esse tubérculo é saudável por vários motivos, conforme listados abaixo, porém, com ressalvas. A nutricionista oncológica Paula Pratti esclarece algumas dúvidas e abre o jogo sobre o real efeito da maca peruana no corpo.
Conheça alguns benefícios da maca peruana para o corpo
Dentre os efeitos que costumam ser propagados a partir de estudos com a maca peruana, estão o aumento da libido, a regulação hormonal, auxílio no controle do peso, aumento da energia e resistência, melhora da saúde mental, fortalecimento do sistema imunológico, boa fonte de ferro e cálcio.
Dentre tantos pontos positivos, é importante considerar que nem todos eles foram comprovados pela ciência, são alegações levantadas por estudos. A maca peruana também pode interagir com certos medicamentos.
Por este motivo, o recomendado é sempre consultar um profissional de saúde antes de adicionar qualquer tipo de suplementos à sua dieta.
Maca peruana pode ser usada por paciente com câncer de mama?
Por ser um fitoterápico, a maca peruana tem muitas tem propriedade como melhora da fadiga, dos sintomas da menopausa, da libido e da disfunção erétil. E, como já citado anteriormente, promete vários benefícios. "Mas, na prática, não entrega tudo isso", afirma a nutricionista oncológica Paula Pratti (@paulapratti).
"Alguns estudos mostram que essa ação da maca peruana aumenta os receptores da membrana celular de estrogênio progesterona, e isso numa paciente com câncer de mama, hormônio positivo, que está fazendo um bloqueio hormonal, a gente não quer que aconteça", explica a especialista.
Em seguida, ela explica por que não indica: "Eu não recomendo que o paciente com câncer de mama tome maca peruana. Primeiro que, na prática, ele não é essa belezura toda. E segundo, porque talvez ele pode colocar em risco o tratamento, dependendo da quantidade de maca peruana que você utilizar."
Segundo a especialista, o ideal para quem está no processo de tratamento é seguir uma alimentação saudável, suplementação personalizada e atividade física. "É triste, mas dá resultado. Vamos comer bem e malhar para reduzir os efeitos colaterais da hormonioterapia", explica a nutricionista oncológica.
Veja mais!
Cúrcuma: é isso que acontece com o seu corpo se você exagerar no consumo do tempero.
Toda mulher deveria beber chá de canela: benefícios da bebida vão muito além do emagrecimento.