• Entrar
  • Cadastrar
Aqui está o que as mulheres acima dos 40 anos devem comer, segundo nutricionista
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Especialista aponta quais são as mudanças no funcionamento do corpo da mulher após os 40 anos e por que novos hábitos alimentares são necessários

Aqui está o que as mulheres acima dos 40 anos devem comer, segundo nutricionista

A partir dos 40 anos, as mulheres precisam de menos calorias diárias (Foto: Shutterstock)

 

Após os 40 anos, a mulher passa por diversas alterações hormonais, no metabolismo, na massa muscular e na densidade óssea. Não é por acaso que os especialistas alertam para que as mulheres tenham mais atenção aos hábitos alimentares nesta fase da vida.

De acordo com a nutricionista Gisele Sales, uma das principais alterações acontece com a queda da taxa metabólica basal, isso significa que a quantidade de calorias queimadas por dia também cai. Desta forma, o consumo de calorias devem acompanhar essa redução.

O importante, no entanto, é que essa redução de calorias na dieta não comprometa os nutrientes essenciais para a saúde da mulher a partir dos 40 anos.

Novos hábitos alimentares a partir do climatério

Após os 40 anos, o corpo da mulher começa a se preparar para a menopausa. É quando se inicia o climatério, fase na qual muitas mulheres já sentem alguns sintomas, como maior dificuldade de perda de peso, sono ruim e irritabilidade.

Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios costuma ser uma boa aliada para amenizar esses sintomas, afirma a nutricionista ao site Alto-Astral.

"São alimentos in natura ou minimamente processados, que são aqueles que sofrem alteração mínima quanto à adição de sal, açúcar, corantes, conservantes", aconselha.

Ela orienta ainda um maior consumo de proteína vegetal, como grãos, sementes, leguminosas, cereais como a quinoa, castanhas.

"Se estiver dentro do orçamento, é muito importante priorizar os alimentos orgânicos, que além de mais saudáveis, são mais nutritivos”, afirma a nutricionista.

Suplementação como aliada da mulher após os 40 anos

Ela acrescenta que a alimentação nessa fase da vida também pode incluir suplementações, que entram como um importante complemento de vitaminas e minerais.

"O uso de suplemento alimentar é bastante comum a partir dessa faixa etária. Isso ocorre por conta de queixas frequentes de cansaço, indisposição, sono ruim e dificuldade na perda de peso", destaca a especialista.

Veja mais!

Quem disse que não dá para ganhar massa muscular depois dos 50 anos?

Antídoto para a sarcopenia? Beber café pode ajudar a manter a massa muscular enquanto você envelhece

Temas relacionados