Os benefícios poderosos da maca peruana já são conhecidos por muita gente e não é por acaso que ganha tantos adeptos. Mas o que acontece no corpo das mulheres que adotam o hábito de consumir essa raiz?
Segundo uma nutricionista oncológica, nem toda mulher deve usar a maca peruana. Mas para quem não faz parte desse grupo, vale destacar os benefícios da maca peruana na menopausa.
Alguns estudos já apontaram que essa raiz pode ajudar na redução dos fogachos, suores noturnos e até na depressão, que costuma ser um dos sintomas nesse período. Mas a libido feminina também pode ser favorecida com o consumo regular de maca peruana. Saiba mais detalhes!
A maca peruana oferece benefícios para as mulheres
Originária do centro do Peru, a maca peruana cresce em regiões mais altas e próxima aos Andes. Estudos indicam que ela é uma boa opção para as mulheres na menopausa, já que age como um regulador hormonal. Pesquisadores apontaram uma redução em sintomas:
- Redução da sudorese noturna;
- Diminuição das ondas de calor (fogachos);
- Redução da irritabilidade em mulheres;
- Aumento da libido;
- Diminuição da fadiga;
- Maior hidratação da pele;
- Aumento na densidade óssea.
Qual é a composição da maca peruana: entenda os benefícios
A maca peruana é reconhecida como um remédio natural graças as suas propriedades. Ela aumenta a energia física, dando maior vitalidade, e melhora os problemas endócrinos.
Por isso é muito recomendada para mulheres que sofrem de algum tipo de transtorno hormonal e que praticam atividades físicas, assim como esportistas que desejam melhorar o rendimento.
Essa raiz é uma importante fonte de fibras, proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, e também é fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo, dentre outros. Outros aspectos positivos da maca peruana para a mulher são:
- Alívio de problemas do ciclo menstrual, como dores e fluxo abundante;
- Ajuda no combate aos sintomas da fadiga crônica e da fibromialgia ao atuar como um estimulante natural de adrenalina;
- Ameniza dores musculares e reumáticas, artrite ou artrose;
- Aumenta a circulação cerebral, que significa efeitos na memória e na concentração.
Como consumir a maca peruana
O consumo da maca peruana em pó costuma ser o mais buscado entre as pessoas que desejam controlar melhor as doses, que são orientadas pelo especialista, de preferência, de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa.
O horário indicado para a ingestão é sempre pela manhã. O sabor da maca peruana em pó se aproxima do sabor da noz. Para mulheres que se incomodarem com o sabor, é possível adicionar ao iogurte, ao suco, shakes e outros alimentos.
Quando os benefícios da maca peruana começam a fazer efeito
De acordo com os resultados de pesquisas, muitos dos benefícios da maca peruana costumam ser notados de forma imediata. Para alcançar efeitos mais profundos, o ideal é o uso da raiz por pelo menos três meses. Nesses casos, o especialista será importante para fazer o acompanhamento e a dosagem.
Veja mais!
Viagra dos Incas? Descubra se a maca peruana é realmente um afrodisíaco
Menopausa (quase) sem fogacho: mude isso na alimentação e diminua em 95% as ondas de calor