Tubérculo encontrado principalmente na região dos andes do Peru, a maca peruana começou a fazer sucesso aqui no Brasil graças à sua fama de ser um alimento afrodisíaco, por auxiliar no ganho de massa muscular, impactar positivamente a fertilidade e até a reduzir os efeitos da menopausa. Mas será mesmo que esse item importado, que lembra um nabo ou um rabanete, é tão poderoso assim? O TudoGostoso te explica!
Quais os benefícios da maca peruana?
Mais consumida nas versões de cápsula ou em pó, a maca peruana tem sido buscada como um auxiliar no ganho de massa muscular. É que ela estimula o organismo na produção de testosterona, hormônio masculino mais importante nesse sentido, uma vez que proporciona o aumento da força física e reduz o índice de gordura no corpo.
É importante frisar que o ganho de massa muscular não brota do nada. Assim seria fácil! Mas a maca só fará seu papel desde que haja o estímulo do corpo por meio do exercício físico regular e uma alimentação saudável e balanceada. Só assim a maca peruana servirá como um suplemento nesse processo.
Maca peruana e sexualidade
A maca peruana é ainda um estimulante sexual natural justamente por causa dessa influência na produção de testosterona a médio e longo prazos. Em alguns casos de disfunção erétil, o alimento também pode ajudar. Não à toa, a maca peruana já recebeu o apelido de "viagra dos Incas".
A fama de aumentar a libido também fez do tubérculo um recurso bastante procurado por quem deseja apimentar a relação ou tirar a vida sexual da rotina.
Maca peruana ajuda na fertilidade?
Um estudo da Universidad Peruana Cayetano Heredia comprovou a tese de que a maca peruana influencia na fertilidade masculina após avaliar homens com idades entre 24 e 44 anos que receberam doses do alimento por quatro meses. A análise mostrou que houve um aumento na quantidade de sêmen e na mobilidade dos espermatozoides entre o grupo que consumiu a maca. Sendo assim, podemos comprovar que: sim, a maca peruana é uma grande aliada da fertilidade masculina.
Maca peruana ajuda a aliviar sintomas da menopausa?
No caso das mulheres, o consumo da maca peruana pode ajudar a aliviar os sintomas característicos da menopausa como secura vaginal, alterações no humor e ondas de calor pelo corpo. No período em que a menstruação cessa e a mulher sofre com diversas alterações hormonais graças ao declínio do hormônio feminino, o estrogênio, a maca ajuda, entre outras coisas, a equilibrar os níveis hormonais.
Como consumir a maca peruana?
A dose recomendada por dia de maca peruana varia de 400 a 1000 mg. Na alimentação, dá para consumí-la em vitaminas, sucos verdes, smoothies, salada de frutas ou junto a outros ingredientes como a banana e a aveia, por exemplo. Ainda dá para preparar um bolo diferente com a inclusão da maca peruana em receitas de bolo, panquecas e pães.
Veja mais:
Os riscos e benefícios da alimentação hiperproteica: vou ganhar massa magra? É saudável seguir essa dieta?