Você costuma correr para a canja de galinha quando fica doente? Certamente, ao longo da vida, muita gente te indicou essa estratégia para melhorar da gripe ou resfriado. Talvez seja apenas um placebo calmente, mas o fato é que ajuda.
Uma nutricionista explica a ciência por trás desse alimento de conforto e revela se é verdade que a canja de galinha é um santo remédio ou não para esses momentos.
Uma curiosidade é que em culturas do mundo todo existem variações da receita, mas os poderes da canja de galinha são de conhecimento universal. E o que a ciência fala sobre isso? Confira!
O que a ciência explica sobre a eficácia da canja de galinha para gripes e resfriados
Apesar de suas raízes antigas, a eficácia da canja de galinha como tratamento para gripes e resfriados é frequentemente questionada. Há quem acredite que os seus benefícios sejam mais psicológicos do que científicos.
"Como nutricionista, conheço bem o apelo da canja de galinha, o calor do caldo e os sabores ricos e saborosos do frango, dos legumes e do macarrão. O que dá à sopa esse sabor característico é o 'umami', a quinta categoria de sensações gustativas. Ela é frequentemente descrita como tendo sabor de carne", afirma Colby Teeman, em artigo para o site FortuneWell.
Perda de apetite e queda na nutrição necessária
A relação apresentada pelo nutricionista faz sentido. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, e o aminoácido glutamato é encontrado em alimentos com sabor "umami". Estudos apontam que o sabor é fundamental para as propriedades curativas da canja de galinha.
Segundo o especialista, muitas vezes que atende pacientes com doenças respiratórias superiores, é comum que estejam comendo menos ou não nada. As doenças agudas costumam provocar uma resposta inflamatória que tende a reduzir o apetite.
E quando isso acontece, é improvável que essa pessoa obtenha a nutrição necessária. Um caminho nada eficiente para a saúde imunológica e a recuperação de doenças.
Canja de galinha ajuda a fortalecer o apetite e a digestão
De acordo com as evidências, o sabor umami da sopa de galinha pode ajudar a estimular o apetite. Os participantes de um estudo sentiram mais fome depois de provar pela primeira vez uma sopa com sabor umami adicionado pelos pesquisadores.
Outros estudos afirmam que o umami também pode melhorar a digestão dos nutrientes. Quando o cérebro sente o umami por meio dos receptores gustativos da língua, o corpo prepara o trato digestivo para absorver a proteína com mais facilidade.
Isso pode reduzir os sintomas gastrointestinais, que muitas pessoas apresentam quando não estão bem. Segundo o especialista, infecções respiratórias superiores podem estar relacionadas com sintomas gastrointestinais.
Pesquisas em crianças descobriram que o vírus da gripe aumenta os sintomas de dor abdominal, náusea, vômito e diarreia.
Pode reduzir a inflamação e o nariz entupido
A inflamação faz parte da resposta natural do corpo a lesões ou doenças; a inflamação ocorre quando os glóbulos brancos migram para o tecido inflamado para ajudar na cicatrização.
Quando esse processo inflamatório ocorre nas vias aéreas superiores, resulta em sintomas comuns de resfriado e gripe, como nariz entupido ou escorrendo, espirros, tosse e muco espesso.
Por outro lado, a menor atividade dos glóbulos brancos nas passagens nasais pode reduzir a inflamação. E pesquisas mostram que a canja de galinha pode, de fato, reduzir o número de glóbulos brancos que se deslocam para os tecidos inflamados.
Ela faz isso inibindo diretamente a capacidade dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco, de se deslocar até o tecido inflamado.
Principais ingredientes para o efeito calmante da canja
Para realmente entender os efeitos calmantes e curativos da sopa de galinha, é importante considerar os ingredientes da sopa. Nem todas as sopas de frango são repletas de propriedades curativas nutritivas.
As versões enlatadas ultraprocessadas de canja de galinha, com ou sem macarrão, não possuem muitos dos antioxidantes encontrados nas versões caseiras. A maioria dessas versões é quase desprovida de vegetais saudáveis.
Os nutrientes essenciais das versões caseiras da sopa são o que diferencia essas variedades das versões enlatadas.
- O frango fornece ao corpo uma fonte completa de proteína para combater infecções;
- Os vegetais fornecem uma grande variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes;
- Se preparado da maneira americana, o macarrão fornece uma fonte de carboidratos de fácil digestão que o corpo usa para obter energia e se recuperar.
- Até mesmo o calor da canja de galinha pode ajudar. Beber o líquido e inalar os vapores aumenta a temperatura das passagens nasais e respiratórias, soltando o muco espesso;
- As ervas e os temperos usados na canja de galinha, como pimenta e alho, também soltam o muco;
- O caldo, que contém água e eletrólitos, ajuda na reidratação.
A dica é preparar a canja com cenoura, aipo, alho fresco, ervas e temperos, entre alguns ingredientes. "A ciência mais recente sugere que a canja de galinha, embora não seja uma cura definitiva para gripes e resfriados, realmente ajuda na cura. Parece que a vovó estava certa novamente", afirma o nutricionista.
Veja mais!
Além do emagrecimento: por que todo mundo deveria incluir caldo de ossos na dieta?
Receitas de sopas e caldos mais acessadas do TudoGostoso: lista é perfeita para jantar nos dias frios