• Entrar
  • Cadastrar
Canja de galinha cura gripe? Especialista em nutrição explica os reais benefícios do prato de frango para quem está doente

Além da fama popular de ser uma excelente 'comfy food', a canja têm diferentes nutrientes que a tornam uma aliada, de verdade, quando se está doente. 

Canja de galinha cura gripe? Especialista em nutrição explica os reais benefícios do prato de frango para quem está doente

Canja é rica em nutrientes que ajudam, de fato, quando se está doente (Foto: Shutterstock)

Reconhecida há muito tempo como um remédio caseiro reconfortante, a canja de galinha é realmente eficaz quando se está doente? De acordo com Colby Teeman, professor Assistente de Dietética e Nutrição da Universidade de Dayton, a sopa apresenta verdadeiros benefícios para a saúde.

Rica em nutrientes essenciais, como proteínas magras, vitaminas do complexo B, ferro e zinco, a canja de galinha é uma fonte nutritiva que fortalece o sistema imunológico. A junção dos ingredientes garante à canja de galinha um sabor umami que, de acordo com o especialista, tem a capacidade de facilitar a digestão.

“Novos estudos dizem que o umami também pode melhorar a digestão de nutrientes. Uma vez que nossos cérebros detectam umami através dos receptores gustativos em nossas línguas, nossos corpos preparam nosso trato digestivo para absorver proteínas com mais facilidade”, revelou em artigo no “The Conversation".

Temperatura da sopa alivia inflamações e congestão

A presença de caldo quente não apenas ajuda a manter a hidratação, mas também pode aliviar a congestão nasal e a inflamação das vias respiratórias.

“Beber o líquido e inalar os vapores aumenta a temperatura das vias nasais e respiratórias, o que solta o muco espesso que muitas vezes acompanha as doenças respiratórias. Em comparação apenas com água quente, estudos mostram que a canja de galinha é mais eficaz para soltar o muco”, contou o expert em nutrição.

Qual canja de galinha deve ser evitada?

Mas é preciso atenção: não é toda canja que vai te fazer bem. “Por exemplo, as versões enlatadas ultraprocessadas de canja de galinha, com e sem macarrão, carecem de muitos dos antioxidantes encontrados nas versões caseiras”, assegurou.

Uma canja caseira é a melhor solução, de acordo com o professor universitário. “Pode ser preparada com cenoura, aipo, alho fresco, ervas e temperos, só para citar alguns ingredientes. Mas se você precisar de uma opção mais conveniente, consulte o rótulo dos ingredientes e informações nutricionais e escolha sopas com uma variedade de vegetais em vez de sopas ultraprocessadas e pobres em nutrientes”, pontuou.

Veja mais:

- O dia está quente e deu vontade de comer sopa? Conheça essa versão gelada!

- Você sabia que sopa de pedra existe MESMO? Descubra mais detalhes sobre esse preparo inusitado.

Temas relacionados