Segundo um novo estudo da Agência de Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças, as pessoas que comem muito frutos do mar, como mariscos e peixes do oceano, podem ter uma maior exposição a produtos químicos tóxicos conhecidos como PFAS. Entre os seus malefícios, o que mais chama atenção é o risco de câncer. Descubra mais sobre isso agora no TudoGostoso!
O que são PFAS?
PFAS são produtos químicos tóxicos, encontrados em uma ampla variedade de produtos industriais, incluindo embalagens de alimentos, roupas, utensílios de cozinha antiaderentes, espuma de combate a incêndio e outros. Os PFAS são chamados de “produtos químicos eternos” porque nunca se decompõem totalmente no meio ambiente. Pessoas que possuem altos níveis de PFAS podem ter problemas com o colesterol elevado, a função hepática prejudicada e risco aumentado de certos tipos de câncer.
Quais peixes possuem PFAS?
Os cientistas testaram os níveis de PFAS em amostras frescas de alguns dos tipos de peixes e mariscos muito consumidos, como o bacalhau, a lagosta, o salmão, o camarão e o atum. Entre esses frutos do mar, os que mostraram um nível mais alarmante foram a lagosta e o camarão. Uma explicação para que eles sejam os mais afetados é porque esses frutos do mar se alimentam no fundo do mar, ingerindo os produtos químicos mais pesados e contém PFAS.
É melhor parar de comer frutos do mar?
Como não há como remover o PFAS do corpo, a melhor maneira de reduzir esses riscos é limitar a exposição. Isso não significa que o consumo desses alimentos deve ser suspenso, e sim que seja controlado. Os frutos do mar possuem diversos benefícios e são uma ótima fonte de proteínas. O estudo sugere que pessoas preocupadas com a exposição ao PFAS, em especial as grávidas, devem tomar um cuidado extra, evitando o camarão e a lagosta durante o período de gestação. Fora isso, consuma de forma equilibrada e faça consultas periódicas a um profissional de saúde especializado.
Veja mais
Nem salmão, nem atum: esse peixe tem muita vitamina D e ainda é mais barato. Descubra benefícios!
Quem tem pressão alta pode comer bacalhau? Especialistas explicam se peixe salgado pode ser perigoso
Estes são os peixes com os níveis mais altos de mercúrio e você não deve comer regularmente, aponta associação espanhola que defende os consumidores