Como você se sentiria se nós te disséssemos que você precisa tirar foto do que você come? Um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que o hábito de fotografar o que você come no dia a dia pode ter desdobramentos que vão além dos stories perfeitos com #instafood. Inclusive, se provando benéfico para a dieta das pessoas. A pesquisa ainda está em andamento, mas os resultados iniciais são muito promissores. Ficou curioso para saber exatamente como isso é possível? O TudoGostoso vai explicar para você.
Como tirar fotos dos nossos pratos ajuda na dieta?
O estudo busca encontrar a melhor forma de saber, de maneira precisa, o que a população está comendo, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar. Então, em um primeiro momento, os participantes comeram refeições preparadas - e devidamente mensuradas - pelos cientistas.
Passadas 24h, os participantes utilizaram diferentes tecnologias para recordar o que haviam ingerido. Um dos métodos deve ser muito familiar para a maioria das pessoas: os participantes tinham que tirar fotos do que estavam comendo com um aplicativo de celular.
Assim como outros métodos empregados nesta investigação, as fotos foram analisadas por especialistas, que constataram que os participantes que tiraram fotos conseguiam estimar melhor a ingestão diária dos alimentos do que aqueles que simplesmente eram questionados sobre o que haviam comido.
Para a pesquisadora Clare Whitton, autora principal do estudo, "As pessoas podem ter dificuldade em lembrar o que comeram, mas esse estudo mostra que a avaliação dietética pode ser precisa - em especial, quando tiramos o peso da pessoa em si e, ao invés disso, pede que ela tire fotos do que comeu."
Graças à nova tecnologia, pesquisas similares podem avançar ainda mais e contribuir para entender o que as pessoas estão comendo e, eventualmente, ajudar a direcionar melhor dietas para um estilo de vida mais saudável.
Veja mais!
Especialistas revelam os alimentos surpreendentes que devem ser mantidos na geladeira: você pode ficar surpreso ao descobrir que está armazenando errado
Lavar o arroz faz diferença? Novas evidências apontam que substância do arroz pode aumentar risco de câncer