
Veja o que a ciência tem a ensinar sobre como fazer dieta da forma certa! (Créditos: Shutterstock)
É muito difícil encontrar alguém que faça dieta que não tenha sofrido com o famoso efeito sanfona: muda a alimentação para um estilo mais restrito, mas não consegue manter por muito tempo, e logo volta ao que era antes. Isso faz com que o indivíduo retorne ao peso que tinha antes (no caso de quem deseja emagrecer). Porém, estudos recentes revelam um método muito mais eficaz para fazer dieta duradoura e minimizar a vontade de desistir. Confira a seguir como seguir!
Estudo científico revela maneira mais eficaz de fazer dieta: confira as dicas!
A nova pesquisa revela que é possível fazer dietas de maneira muito mais eficaz seguindo alguns passos simples, e que ainda irão melhorar a qualidade de vida e o humor das pessoas.
Se você tem o costume de desistir da mudança dos hábitos alimentares, pode ser que você esteja fazendo dieta do jeito errado. Um dos principais erros é restringir completamente alguns grupos alimentares do cardápio: doces, biscoitos, industrializados, massas, pães… Viver todos os dias para sempre sem comer esses alimentos é praticamente impossível!
Por isso, o ideal é montar cardápios balanceados que contenham as suas comidas favoritas. Comer alimentos que não agradam ao paladar faz da experiência de se alimentar algo ruim, obrigatório e desagradável, aumentando as chances de dar aquela fugidinha sempre que possível.
Outro passo que o estudo indica é o automonitoramento; ou seja, anotar tudo aquilo que você consome. e seus hábitos alimentares. Dessa forma, você conseguirá entender onde pode estar falhando, quais são os seus maiores problemas e encontrar maneiras mais saudáveis de enfrentá-los.
Por exemplo: você gosta de comer um doce todos os dias depois das refeições? Então, você pode substituí-los por frutas ou sobremesas adoçadas naturalmente, o que satisfaz o seu paladar e permite que você continue tendo uma alimentação balanceada em outros momentos.
Seguindo esses passos simples, é muito mais difícil que você desista da dieta (ou da reeducação alimentar) com o passar do tempo. Mas lembre-se de sempre consultar um médico ou nutricionista para qualquer mudança brusca na alimentação, para que você tenha o acompanhamento adequado e o tratamento certo!
Veja mais:
Duelo saudável: é melhor usar o açúcar mascavo ou o mel nas receitas doces?
Brownie fit com 3 ingredientes: mate a vontade de comer doce com essa receita prática e saudável!