Os profissionais de saúde garantem: uma alimentação balanceada, com variedade de nutrientes e minerais, pode potencializar e beneficiar o corpo humano. E nesse contexto, as frutas são importantes apostas pelo grande aporte de antioxidantes e vitaminas que auxiliam na produção natural de colágeno.
Algumas opções, em especial, podem oferecer benefícios surpreendentes em comparação a outras frutas. Por este motivo, diversificar o cardápio e investir em uma alimentação estratégica é um ganho para a saúde. Se você busca uma dieta com foco em colágeno, essa fruta não pode faltar no seu plano alimentar.
Por que o colágeno é fundamental para o corpo?
O colágeno é uma proteína natural que possui uma estrutura composta por três cadeias de aminoácidos. Esses aminoácidos fornecem cobertura para os tecidos e proporcionam flexibilidade.
Essas proteínas são consideradas a "chave" para o organismo, por serem vital para a estrutura dos ossos, articulações, músculos e pele.
A perda do colágeno começa por volta dos 20 anos e diminui aproximadamente 1% ao ano, conforme explicam os especialistas. Isso acontece porque é mais difícil para o corpo sintetizá-lo de forma eficaz.
A consequência é o aparecimento de rugas, além de pele, cabelos e unhas mais flácidos gradativamente. Entretanto, muitos fatores podem diminuir consideravelmente a produção de colágeno do corpo , como exposição excessiva ao sol, tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Como essas frutas contribuem no fornecimento de colágeno
Se você deseja incrementar a sua alimentação com uma fruta que se caracteriza por ser um catalisador de colágeno capaz de estimular a produção no organismo, inclua amoras no seu cardápio regularmente. Esse poder se dá graças à concentração de vitamina C na fruta.
Além disso, a amora possui grande quantidade de vitamina K, que ajuda a fortalecer músculos e articulações, curar a pele e melhorar o sistema imunológico. Além disso, ela contém antioxidantes, que proporcionam efeito protetor sobre proteínas, lipídios e carboidratos.
As amoras também atuam como um bom anti-inflamatório natural e seu teor de potássio promove a saúde do sistema muscular. Uma boa dica é incluir na sua rotina o chá de amora para aproveitar os benefícios.
Veja mais!
Pé de galinha é mesmo rico em colágeno? Conheça os benefícios e o que é mito ou verdade
Como a alimentação afeta a pele? Especialista explica o que comer, o que evitar e dicas para cuidar da pele