• Entrar
  • Cadastrar
Qual óleo saudável substitui o azeite de um jeito mais barato? Essas nutricionistas respondem

Existem diversas opções de óleos que você pode usar se o azeite estiver caro demais nas prateleiras

Qual óleo saudável substitui o azeite de um jeito mais barato? Essas nutricionistas respondem

Veja algumas opções mais baratas de óleo para substituir o azeite! (Crédito: Shutterstock)

Se tem um item do mercado que subiu consideravelmente de preço nos últimos tempos, este item é o azeite. Muito apreciado para cozinhar, fritar e mesmo para compor saladas e pratos variados, o azeite nada mais é que um tipo de gordura, como outros óleos.

Dessa forma, apesar de ser considerado um tipo de óleo saudável, o azeite não é nem de longe o único que merece essa classificação. Existem outros óleos no mercado que são considerados bons para a saúde e que não custam os olhos da cara.

Nesta reportagem, conversamos com duas nutricionistas, que falaram sobre as características dos óleos saudáveis que você pode optar para substituir o azeite na cozinha sem ter que gastar tanto dinheiro no mercado!

Que óleos usar para substituir o azeite?

Óleos saudáveis, como o azeite, são capazes de agregar valor nutricional e até mesmo características antioxidantes. “Isso favorece as saúdes cerebral, cardiovascular, hormonal e metabólica, potencializando até mesmo sensação de plenitude e saciedade”, fala a nutricionista Mariana Moretti, da clínica Mantelli.

Mas sabemos que o azeite está com o preço elevado no mercado, por isso é possível substituí-lo por outras opções mais acessíveis, como:

  • Óleo de girassol: “rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, o óleo de girassol é uma opção mais econômica e pode ser utilizado em frituras e assados”, fala a nutricionista Thays Pomini
  • Óleo de soja: embora não tenha o mesmo perfil nutricional do azeite, o óleo de soja é uma opção acessível e amplamente disponível. “É ideal para cozinhar em altas temperaturas”, diferente do azeite, ressalta a especialista
  • Óleo de milho: outra opção mais barata, “o óleo de milho é adequado para frituras e possui um sabor neutro, o que o torna versátil na cozinha”, inclui

Essas são opções facilmente encontradas no mercado e têm um preço muito mais acessível que o azeite, sendo ideais para o preparo de pratos.

Porém, existem outros óleos considerados tão saudáveis quanto o azeite e que você pode adicionar na lista de compras. Veja só!

Outras opções para experimentar

Além desses óleos citados acima, existem opções saudáveis de óleo para você adicionar à rotina alimentar. Essas opções abaixo, porém, não são tão baratas quanto as citadas acima, mas ainda sim podem ser encontradas com o preço mais acessível em alguns mercados especiais e lojas on-line, muitas vezes mais baratos que o azeite.

Um exemplo citado pela nutricionista Mariana Moretti é o óleo da semente do gergelim, “um potencializador da vitalidade devido à sua concentração significativa de vitamina, principalmente vitaminas do complexo B”, fala.

Essa opção ainda tem minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio sódio, zinco e selênio, além de proteínas de alto valor biológico e lipídios constituídos em sua maioria por ácidos graxos insaturados (gorduras boas).

“Constituintes como sesamina, sesamolina e sesamol também são presentes com suas propriedades antioxidantes, dando estabilidade ao óleo. Vale ressaltar, porém, que o teor das concentrações pode variar de acordo com a variedade e origem da semente”, acrescenta.

Outra opção segundo ela é o azeite de abacate, que possui propriedades semelhantes às do azeite de oliva. “Esse também é uma potência nutricional”, diz a nutricionista.

Seus benefícios estão associados ao auxílio na redução do colesterol LDL e do colesterol total, “beneficiando à saúde por meio da redução do risco de doenças cardiovasculares e prevenindo danos celulares por inibir a peroxidação lipídica e a formação de radicais livres”.

Quais são os melhores óleos para frituras? Descubra as opções mais saudáveis
Esse é o óleo de cozinha nº 1 mais saudável, de acordo com os nutricionistas

Temas relacionados