• Entrar
  • Cadastrar
Trocar o pão branco pelo integral vale realmente a pena? Entenda a diferença entre eles e os efeitos no organismo

Afinal, qual é mais saudável? Descubra as principais diferenças entre os dois

Trocar o pão branco pelo integral vale realmente a pena? Entenda a diferença entre eles e os efeitos no organismo

Entenda as diferenças e veja qual é a melhor opção para a sua rotina (Créditos: Shutterstock)

O pão é um alimento que está presente na nossa rotina alimentar, seja no café da manhã ou no lanche da tarde. O pão branco é o mais comum, no entanto, muitos dizem que esse tipo de pão pode engordar, fazendo com as pessoas optem pelo pão integral, especialmente aquelas que estão em processo de emagrecimento.

De fato existem algumas diferenças entre os dois, mas será que vale a pena fazer a troca? Para te ajudar a decidir, o TudoGostoso trouxe as principais características de cada um e quais são os seus efeitos no organismo. Confira!

Qual a diferença entre pão branco e integral?

A principal diferença entre esses dois pães está na sua composição: o pão branco é feito com farinha branca refinada e o pão integral é feito com farinha de grãos inteiros. Embora seja muito saboroso, o pão branco é pobre em nutrientes se comparado ao integral, isso porque as vitaminas, minerais e fibras são perdidas durante o processo de refinamento da farinha. Já no pão integral, esses nutrientes são preservados, apresentando um valor nutricional maior. Além disso, o nível calórico de ambos os pães é bem similar, sendo assim a maior diferença entre eles é a farinha utilizada para a produção.

Vale a pena trocar o pão branco pelo pão integral?

A escolha de consumir pão branco ou pão integral vai basicamente depender da sua preferência e objetivos alimentares. O pão integral apresenta mais fibras, vitaminas e minerais e pode garantir saciedade por mais tempo, devido à presença de fibras, por exemplo. Já o pão branco é mais pobre em nutrientes, mas seu baixo teor nutricional pode ser compensado com a combinação de outros alimentos como o famoso ovo mexido, queijo ou uma geleia caseira, por exemplo.

Do ponto de vista calórico, a diferença é quase inexistente. Além disso, também é preciso estar atento aos ingredientes utilizados na fabricação, pois muitas marcas que fabricam pão integral acabam utilizando mais farinha refinada do que a farinha integral de fato.

Algumas opções podem ser ricas em açúcar, sódio e conservantes, por isso, especialistas alertam que, nem sempre um alimento ser integral significa que ele é 100% saudável. Na embalagem é possível identificar o ingrediente em maior quantidade, ele estará em primeiro na lista.

Veja mais:

Tipos de farinha de trigo: entenda as diferenças entre elas
O que acontece com o corpo quando paramos de comer farinha?
O tipo de pão que pode ser o segredo para uma dieta mais saudável

Temas relacionados