• Entrar
  • Cadastrar
Uma fruta dessa pequena tem quase a mesma quantidade de potássio que uma banana inteira

Descubra qual a fruta que é importante fonte de potássio e passe a incluir na sua dieta com a banana.

Uma banana possui cerca de 215 mg de potássio e a recomendação é de 4.700 mg por dia (Foto: Shutterstock)

As bananas costumam receber todo o crédito quando se trata de frutas ricas em potássio, mas, talvez você nem saiba que existe uma fruta bem menor que uma banana e capaz de oferecer quase a mesma quantidade desse mineral poderoso.

O potássio presente nos alimentos é queridinho entre as pessoas que praticam atividades físicas e treinos mais intensos devido às suas propriedades na regulação muscular e por fazer parte do grupo de eletrólitos. Substâncias que ajudam no equilíbrio de fluidos perdidos quando suamos.

Ao lado do sódio, o potássio é um dos principais eletrólitos envolvidos na regulação do equilíbrio de fluidos. E esse mineral possui vários benefícios, por isso é importante saber quais alimentos, além da banana, são ricos em potássio.

Essa fruta tem quase a mesma quantidade de potássio de uma banana

Uma banana possui, em média, 215 mg de potássio. Agora vem a surpresa: um único kiwi, famoso no formato de suco com limão, tem praticamente a mesma quantidade de potássio que uma banana inteira, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). A ingestão diária recomendada de potássio é de 4.700 mg por dia.

Por este motivo, é sempre bom conhecer os benefícios das frutas e lembrar de variar os tipos na sua lista de compras. Sua dieta vai ficar mais variada, saborosa e nutritiva. E ao incluir o kiwi com mais frequência no cardápio, você ainda terá outros ganhos, graças à presença da vitamina C e mais:

  • Faz bem para a pele: a fruta é repleta de antioxidantes, entre eles a vitamina C, e seu consumo ajuda a estimular a produção de colágeno.

  • Ajuda da dieta: por ser rica em fibras e ter baixo índice glicêmico, a fruta ajuda na dieta de emagrecimento dando mais saciedade e regulando o funcionamento do intestino, ideal para quem sofre com estufamento abdominal.

  • Raciocínio mais rápido: a fruta é rica em triptofano, aminoácido utilizado pelo cérebro para produzir a serotonina, um dos "hormônios da felicidade", que ajuda a melhorar o humor, aumenta a aprendizagem, e ajuda a deixa a memória mais clara.

Veja mais!

Você pode comer uma banana todos os dias? Descubra o que acontece com o seu corpo

Pode comer kiwi com casca ou faz mal? Descubra o que a ciência tem a dizer!

Temas relacionados