Quando o assunto é potássio, o senso comum dita que não existe alimento melhor do que a banana. Mas isso não é verdade. Existem outros alimentos que podem ser uma fonte de potássio. É o caso, por exemplo, da maca peruana. Também conhecido como "Ginseng dos Andes", o tempero tem até 6 vezes mais potássio que uma banana por grama.
Nativa das Cordilheiras dos Andes, a maca peruana é um tubérculo - ou seja, o caule subterrâneo de um vegetal - conhecido por sua resistência a condições adversas e cujo cultivo data desde o Império Inca. Conheça alguns dos benefícios do "Ginseng dos Andes" para o corpo humano e como incluí-lo na sua alimentação no TudoGostoso.
Quais os benefícios da maca peruana?
Além do potássio, a maca peruana é muito rica em alcalóides, flavonóides, glicosídeos, ácidos graxos (macaeno) e suas amidas (macamidas). Todos esses nutrientes são muito benéficos para a saúde, o que levou à sua classificação como um "superalimento".
Prevenir cãibras
O potássio auxilia no funcionamento de todas as células, mas ele é particularmente importante para as contrações musculares do corpo humano. Níveis baixos de potássio podem levar à fraqueza muscular, cãibras e até mesmo paralisia.
Melhorar o raciocínio
O potássio também é crucial para o bom funcionamento do sistema nervoso e do cérebro, assegurando que os nervos respondam adequadamente a diferentes estímulos. Isso impacta diretamente em nosso processo de aprendizagem, hormônios e metabolismo.
Diminuir o cansaço e fadiga
Por ser rica em carboidratos complexos, fibras e nutrientes, a maca peruana é um grande aliado contra o cansaço e a fadiga, o que pode auxiliar na melhora do desempenho físico ou mental de quem o consome.
Combater a osteoporose
A maca peruana ainda é fonte de cálcio, nutriente importantíssimo no fortalecimento dos ossos e dentes, combatendo a osteoporose e reduzindo o risco de fraturas.
Ajudar a emagrecer
Alimentos com muitas fibras ou ricos em carboidratos, como a maca peruana, aumenta a saciedade, o que ajuda no processo de emagrecimento.
Melhorar o desempenho sexual
Graças às propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas, o que a torna um estimulante sexual poderoso, a maca peruana ganhou o apelido de "viagra dos Incas". Ela também pode melhorar a disfunção erétil e impactar positivamente na fertilidade.
Como incluir a maca peruana na dieta?
A maca peruana pode ser consumida de três maneiras: cápsula, líquida ou em pó. No caso da maca peruana líquida ou em pó, ela pode ser misturada à água, sucos, leite, iogurtes, cereais e até mesmo doces.
É preciso prestar atenção, porém, na dose diária recomendada. Por exemplo, a quantidade máxima em pó é de 1g. Procure um médico ou nutricionista para se certificar de que está consumindo a maca peruana da melhor forma possível para o seu organismo.
Veja mais!
8 alimentos que ajudam a aliviar a cãibra muscular
Cuide dos seus neurônios: saiba quais alimentos melhoram o funcionamento do cérebro