Você provavelmente já ouviu mais de uma vez que as oleaginosas são boas para a saúde. Repletas de gorduras saudáveis, proteínas vegetais, minerais e vitaminas, elas devem ser incluídas em sua dieta diária para manter a alimentação equilibrada.
Embora todas sejam saudáveis de modo geral, cada tipo de castanha tem seus próprios benefícios específicos: as nozes são muito apreciadas porque equilibram o colesterol, as avelãs protegem o cérebro e as artérias, as amêndoas aumentam as defesas. Mas uma castanha, em particular, é particularmente boa para o coração, o cérebro e nossas defesas.
Além disso, quando consumida na quantidade certa, ela ajuda a perder peso. Originária da floresta amazônica, a castanha-do-Pará destaca-se por seu teor de selênio. De fato, é um dos alimentos mais ricos nesse micronutriente essencial para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.
De acordo com o Centro de Pesquisa em Alimentos da USP (Universidade de São Paulo), “a recomendação diária de selênio é de 55 microgramas/dia e uma castanha já ultrapassa essa quantidade, podendo variar de 90 a 575 microgramas, dependendo da região e das condições em que a castanha é cultivada”.
Qual é a função do selênio no organismo?
Além de estimular o sistema imunológico, o selênio desempenha um papel importante no funcionamento adequado da tireoide, uma glândula que secreta hormônios essenciais para o crescimento, o metabolismo e a regulação da temperatura corporal. Baixos níveis de selênio têm sido associados a doenças relacionadas à tireoide, como hipotireoidismo e tireoidite (inflamação da tireoide).
O selênio ainda protege as células contra danos oxidativos, ajuda a manter as unhas e os cabelos e está envolvido na formação normal do esperma. Bons níveis de selênio estão associados a um menor risco de infecções, doenças cardíacas e câncer. Um estudo americano de 2008, publicado no Archives of Internal Medicine, constatou que níveis séricos elevados (até 130 ng/ml) estão associados a um menor risco de morte.
O mineral também é fundamental para o cérebro: sabe-se que baixos níveis dele estão associados a doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson.
Castanhas-do-pará são boas para saúde do coração
A castanha-do-pará é uma “joia” nutricional da Amazônia, com vários benefícios: outro deles é cuidar da saúde do coração. Além do selênio, que, como vimos, está associado a um menor risco de doenças cardíacas, a castanha-do-pará é muito rica em gorduras saudáveis.
Trinta e seis por cento das gorduras que elas contêm são ácidos graxos poliinsaturados, que se mostraram muito benéficos para a saúde do coração.
Além disso, a castanha-do-pará também é uma boa fonte de magnésio (376 mg por 100 g de castanha), que é essencial para a saúde do coração e para o humor. Elas também fornecem cobre (1,74 mg), necessário para a absorção de nutrientes e para o sistema imunológico, e zinco (4,06 mg), que também desempenha um papel importante em nossas defesas.
Em termos de vitaminas, as castanhas-do-pará se destacam por seu teor de vitamina E, que tem efeito antioxidante.
Quantas castanhas-do-pará pode comer por dia?
Muitas pessoas evitam esse tipo de castanha porque acreditam que elas ajudam a ganhar peso. É verdade que a maioria delas contém uma grande quantidade de calorias, mas também são muito saciantes: no caso específico da castanha-do-pará, que fornece 659 kcal por 100 gramas, 3 castanhas por dia (que, dependendo do tamanho, somam cerca de 130 calorias e 13 g de gordura) são suficientes.
Apesar de todos os benefícios do selênio que vimos, não é aconselhável exagerar, pois a ingestão de mais de 5.000 mcg pode levar a uma intoxicação conhecida como selenose, que pode causar problemas respiratórios, doenças cardíacas ou insuficiência renal. Sabia desses benefícios e curiosidades sobre essa castanha tipicamente brasileira?
No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre essa e outras castanhas, além de receitas deliciosas e muito nutritivas.
Veja mais:
- Como descascar castanhas em apenas três minutos: o truque que quase parece mágica sem usar o forno;
- Benefícios da castanha-de-caju: o que acontece com o seu corpo se consumir a quantidade certa por dia;