• Entrar
  • Cadastrar
Canjica sem leite condensado e sem açúcar: aprenda receita low carb do doce que te esquenta no inverno

Canjica: receita sem açúcar e leite condensado é perfeita para os adeptos de uma alimentação com menos carboidrato


 

Receita de canjica sem açúcar e leite condensado é a versão light do clássico doce de festa juninas (créditos: shutterstock)

É difícil imaginar uma receita de canjica de milho sem leite condensado e sem açúcar. Afinal, esses dois ingredientes são os responsáveis pelo gosto e cremosidade característicos do doce. Contudo, se você é apaixonado por essa iguaria, mas quer dar uma controlada no carboidrato, não se preocupe. É possível se deliciar com esse clássico da festa junina de maneira saudável e sem comprometer a sua dieta. E o melhor de tudo é que o sabor continua tão bom quanto a versão tradicional. Descubra como fazer canjica sem açúcar e leite condensado para aproveitar o prato sem abrir mão dos cuidados com a alimentação.


Receita de canjica sem leite condensado e açúcar

Ingredientes:

  • 2 litros de água filtrada
  • 1 xícaras de chá de leite desnatado
  • 1 vidro de leite de coco light
  • Adoçante

Modo de preparo

  1. Antes de cozinhar o milho na panela de pressão, é preciso deixá-lo de molho por 24 horas. Essa etapa é fundamental para agilizar o cozimento do grão e evitar que a canjica fique dura. No dia seguinte, transfira o milho para uma panela de pressão e cubra com bastante água. O cozimento dura em torno de 40 a 50 minutos, tempo suficiente para o grão ficar macio.


  2. Enquanto o milho cozinha na panela de pressão, misture o leite de coco e o leite desnatado e deixe ferver por 5 minutos. Quando a mistura estiver homogênea, despeje no milho cozido e mexa até o caldo da canjica ficar bem cremoso.


  3. Quando a canjica atingir uma consistência bem cremosa, retire do fogo e adicione o adoçante. Para finalizar, polvilhe canela em pó para deixar a receita ainda mais gostosa. Também existe a opção de incluir a canela no momento de cozinhar os grãos ou junto com os leites. Nesse caso, o sabor fica mais intenso.

A canjica sem açúcar e leite condensado é indicada para quem tem uma dieta com baixo consumo de carboidratos. Contudo, qualquer pessoa pode aproveitar o doce, já que ele está longe de ser uma versão fitness sem graça. A ausência de leite condensado e açúcar não interfere no sabor da canjica, pelo contrário, ela fica tão deliciosa quanto. Sendo assim, até quem não se interessa por receitas low carb certamente irão se apaixonar por essa versão saudável do tradicional prato junino.

Veja também:

Festa junina diet: como fazer doces típicos sem açúcar

Receitas de sobremesas diet: aprenda a fazer doces sem açúcar

Bolo na airfryer sem farinha e sem açúcar: receita é fácil e saudável

Temas relacionados