• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios e malefícios do chocolate: o que acontece com o corpo se você comer 1 barra por dia?
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

O chocolate é um dos ingredientes mais consumidos ao redor do mundo, mas o que acontece se comer uma barra por dia? Descubra agora!

Benefícios e malefícios do chocolate: o que acontece com o corpo se você comer 1 barra por dia?

O chocolate é uma delícia, mas você deve ter cuidado quanto ao seu consumo! (Créditos: Shutterstock)

Difícil encontrar quem não goste de chocolate, né? Tem quem diga que o doce pode melhorar o dia de qualquer um e adoçar mais a vida! Mas sem dúvidas esse ingrediente é muito polêmico, já que traz tantos benefícios quanto malefícios. Mas o que acontece no corpo de alguém que come uma barra de chocolate todos os dias? Será que isso é positivo ou negativo? Venha descobrir agora a quantidade recomendada!

O que acontece se comer uma barra de chocolate por dia?

Essa informação vai te chocar, mas comer chocolate todos os dias não causa problema algum, desde que seja feito com moderação! Podemos consumir até 30g diariamente, mas esse não é o caso da barra de chocolate. O tamanho padrão desses produtos conta com 180g, ou seja, é muito mais do que o estipulado. Além disso, o recomendado é que o doce seja o escuro e com no mínimo, 70% de cacau.

Malefícios do chocolate

O chocolate se for consumido em excesso, como em uma barra de chocolate por dia, pode trazer muitos prejuízos para a sua saúde por ser rico em açúcar, leite, corantes, gordura hidrogenada e conservantes. Os 180g da barra correspondem a aproximadamente 400 kcal, sendo considerado uma quantidade elevada para consumir de forma contínua. Ele pode aumentar a glicose no sangue, acarretando no ganho de peso, sobrecarga no pâncreas e diabetes tipo 2.

Já quando o assunto são as doenças cardíacas, o chocolate pode entupir os vasos sanguíneos e gerar problemas como acidentes vasculares cerebrais, derrames e até mesmo obesidade.

Benefícios do chocolate

O chocolate, especialmente o escuro e com alto teor de cacau, contém antioxidantes, como os flavonoides, que podem ajudar a combater os danos dos radicais livres no corpo, contribuindo para a saúde do coração. O consumo moderado de chocolate pode estar associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, como o infarto, devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Ele também é uma fonte de minerais como o magnésio, o ferro, o cobre e o manganês. Esses minerais desempenham papéis importantes em várias funções do corpo, incluindo a saúde dos ossos, a produção de energia e a função imunológica.

Como incluir o chocolate de forma saudável na alimentação

Opte por chocolate com no mínimo 70% de cacau para obter mais benefícios para a saúde e menos calorias vazias. A quantidade diária recomendada é em torno de 30 gramas, o que corresponde a dois quadrados de uma barra comum. Consuma o chocolate como parte de uma refeição equilibrada e que inclua uma variedade de nutrientes, como proteínas magras, vegetais, frutas e grãos integrais. Como ele é calórico, você deve queimar as calorias obtidas a partir dele, caso contrário elas irão se converter em gordura para o corpo. Manter um estilo de vida ativo e fazer exercícios regularmente vai te ajudar nesse objetivo!


Veja mais

Abacate com chocolate SEM AÇÚCAR e SEM GLÚTEN: receita perfeita para um docinho no lanche da tarde ou sobremesa
Coado ou expresso: o modo de preparo do café muda os benefícios da bebida para a saúde?
Bolo molhadinho de banana da vovó: todo mundo me pede a receita depois que come

Temas relacionados