• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios do café contra cirrose: o que acontece com o seu fígado quando você ingere a bebida

O café pode ser cheio de benefícios para quem possui cirrose e outros problemas hepáticos! Venha descobrir o poder dele contra essas doenças!

O café pode ser benéfico para o fígado! (Créditos: Shutterstock)

O café é a bebida queridinha dos brasileiros e não é à toa! Além de ser delicioso, fácil de ser feito e versátil, você sabia que ele também pode ser benéfico para o fígado? Por essa ninguém esperava! Venha descobrir como o café atua contra a cirrose e inclua ele na sua rotina para aproveitar de melhorias na saúde. Confira agora no TudoGostoso!

Benefícios do café contra a cirrose

Segundo médicos de um dos hospitais mais reconhecidos do Brasil, o Albert Einstein, o café contribui para a redução da taxa de mortalidade de pacientes com cirrose! O consumo diário dessa bebida pode favorecer a melhora de enzimas que controlam as funções hepáticas. Em pessoas com a cirrose já estabelecida, o consumo de café pode estar associado a um menor risco de desenvolver complicações, como o acúmulo anormal de líquido no abdômen, a deterioração da função cerebral e o câncer de fígado. Quem possui cirrose pode consumir o café, mas com moderação e com o acompanhamento de um profissional de saúde especializado!

Como o café age no fígado

A cirrose é uma condição em que algumas células do fígado são destruídas ou deixam de funcionar corretamente, fazendo com que esse órgão tenha problemas com a filtragem do sangue e a eliminação de toxinas. Quando bebemos o café tradicional, uma série de processos ocorrem no corpo, incluindo interações com o fígado. O consumo moderado dessa bebida pode estar associado a um menor risco de desenvolver a cirrose e outras doenças hepáticas, como o fígado gorduroso e o câncer de fígado. Tudo isso acontece graças aos antioxidantes e outros compostos presentes no café, como a cafeína. Ela pode estimular o metabolismo, melhorando a forma como o fígado processa as substâncias, incluindo toxinas e medicamentos.



Qual é a quantidade de café recomendada por dia?

A quantidade de café não deve passar dos 240 ml de por dia, algo em torno entre duas a três xícaras. A cafeína é uma substância estimulante, então se consumida de forma exagerada pode acarretar em efeitos prejudiciais para o sistema nervoso central. Mas não se preocupe! Quando consumida na quantidade certa, você pode usufruir de todos os seus benefícios. Além de ajudar contra a cirrose e outras doenças hepáticas, o café pode ajudar na concentração e no desempenho físico.


Veja mais

Esses são os melhores alimentos para comer em cada década de vida, segundo a ciência
Já pensou em ficar bêbado sem consumir bebida alcoólica (e sem ressaca depois)?
4 benefícios de comer regularmente ervilhas congeladas, de acordo com esse gastroenterologista

Temas relacionados