• Entrar
  • Cadastrar
Precisa cuidar do coração? Então anote essas dicas para se alimentar melhor e manter a saúde cardiovascular em dia

Fatores genéticos, culturais e financeiros, dentre outros, podem dificultar na hora de manter uma dieta equilibrada. Mas existem formas de contornar esses desafios. Confira!

Precisa cuidar do coração? Então anote essas dicas para se alimentar melhor e manter a saúde cardiovascular em dia

Manter uma dieta equilibrada pode ser mais difícil do que você imagina, mas existem algumas formas de manter o hábito (Créditos: Shutterstock)

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Embora, às vezes, existam fatores hereditários que podem tornar um problema de saúde mais – ou menos – provável, a verdade é que a dieta de uma pessoa também é um muito importante! Inclusive, já falamos sobre como existem alimentos que são benéficos para a saúde enquanto outros podem causar insônia, por exemplo. Então, se você quer ou precisa cuidar do coração, se prepare para anotar essas dicas para se alimentar melhor e manter a saúde do seu coração em dia no blog do TudoGostoso.

Quais são as principais dicas para manter a saúde do coração em dia?

Optar por uma alimentação mais saudável como uma forma de prevenir ou melhorar o prognostico cardiovascular é o que especialistas chamam de prevenção secundária. Só que isso não é tão simples quanto pode parecer a princípio.

O custo e a complexidade das informações nutricionais estão entre os maiores desafios desse processo, segundo a investigação de cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá. A própria cultura de um indivíduo pode ser uma barreira para uma dieta alinhada às diretrizes dietéticas.

O estudo revelou, porém, que existem formas de contornar essas questões:

Procure alternativas mais em conta: Bancos alimentares e hortas comunitárias permitem o acesso a alimentos de qualidade por preços mais baixos.

Não complexifique demais na hora de comer: O mercado está cheio de suplementos e “superalimentos”, mas, às vezes, quanto mais simples a sua dieta, melhor. Busque fontes de informações que expliquem de maneira didática e fácil a lógica da nutrição.

Não adote uma dieta super restritiva: Comer também é afeto. Não adianta cortar completamente alimentos que despertam sentimentos positivos, pois, caso contrário, você não vai sustentar essa rotina por muito tempo. Tudo é questão de equilíbrio.

Veja mais!
A folha da amora tem poder: aprenda como preparar o potente chá e veja os benefícios se consumir regularmente
Esqueça o tomate e a alface: a salada perfeita para um jantar leve tem apenas quatro ingredientes e é deliciosa!

Temas relacionados