Na culinária, a farinha de trigo é um dos ingredientes mais presentes em receitas, especialmente em pães, bolos e tortas. No entanto, ela não é o único insumo retirado do trigo: o gérmen de trigo está cada dia mais em alta.
Trata-se da parte que pode ser considerada a “mais nobre” do grão: é nela que um novo pé de trigo começa a surgir. E, nos últimos anos, seus benefícios vêm sendo amplamente estudados pela ciência. A seguir, o TudoGostoso listou os cinco principais deles. Vem ver!
1 - Gérmen de trigo tem potencial de combate ao câncer
Um estudo publicado na Elsevier, uma das principais publicações científicas, em 2019 sugeriu que o germe de trigo tem poderosas propriedades antioxidantes.
Os pesquisadores testaram o gérmen de trigo contra células A549, que são comumente usadas como modelo de câncer de pulmão. Eles descobriram que o gérmen de trigo diminuiu a viabilidade das células de maneira dependente da concentração. Na prática, isso significou que quanto maior a concentração do gérmen de trigo, mais eficaz ele foi na destruição das células cancerígenas.
2 - Gérmen de trigo demonstra capacidade de ser bom inibidor de diabetes e doenças cardíacas
Pessoas diagnosticadas com diabetes podem sofrer com o aumento do colesterol LDL (também conhecido como colesterol "ruim"). Esse efeito colateral não apenas diminui o colesterol HDL ("bom"), como também pode levar ao estreitamento e bloqueio das artérias - fatores comuns que contribuem para doenças cardíacas.
Um grupo de estudiosos da Isfahan University of Medical Sciences, no Irã, analisou os efeitos do germen de trigo em 80 participantes com diabetes tipo 2 e notou um favorecimento do controle metabólico e no estresse oxidativo em pessoas.
3 - Gérmen de trigo dá suporte importante ao sistema imunológico
Em nosso organismo, os glóbulos brancos têm uma função essencial no sistema imunológico, onde combatem germes e doenças desagradáveis. Alguns dos glóbulos brancos mais importantes são os linfócitos B (células B), os linfócitos T (células T) e os monócitos.
Uma pesquisa publicada em 2021 no World Journal of Microbiology and Biotechnology descobriu que o gérmen de trigo afetou positivamente esses glóbulos brancos em camundongos. Os pesquisadores observaram que esse ingrediente pode aumentar os níveis de células T ativadas e monócitos, ajudando o sistema imunológico a funcionar de forma mais eficaz.
4 - Sintomas da menopausa se reduzem com gérmen de trigo
A menopausa geralmente vem acompanhada de sintomas que causam incômodos a muitas mulheres, como ondas de calor, perda do controle da bexiga, problemas de sono e alterações de humor.
Segundo pesquisadores do Departamento de Nutrição e Ciência dos Alimentos, no Centro Nacional de Pesquisa do Cairo, no Egito, o gérmen de trigo pode beneficiar as pessoas com sintomas da menopausa.
Em 2021, um grupo com 96 mulheres foram submetidas a uma dieta que incluía uma torta contendo gérmen de trigo nos sintomas da menopausa: elas tiveram diferentes benefícios incluindo a redução na circunferência da cintura e uma melhora expressiva no perfil hormonal.
5 - Gérmen de trigo se mostra como um excelente estimulante da saúde mental
Outra publicação do Centro Nacional de Pesquisa do Cairo, no Egito, conseguiu analisar os efeitos do gérmen de trigo na saúde mental de 75 participantes com diabetes tipo 2.
Cada uma das pessoas participantes recebia 20 gramas de gérmen de trigo ou um placebo por 12 semanas. Os cientistas pediram a todos que respondessem a um questionário sobre depressão e ansiedade no início e no final do estudo. Eles descobriram que o consumo de gérmen de trigo reduziu significativamente a depressão e o estresse em comparação com o placebo.
Sabia dessa lista de benefícios do gérmen de trigo? No TudoGostoso, você acompanha ainda mais conteúdos sobre bem-estar e alimentação saudável.
Veja mais:
- Omelete com farinha de trigo fica bom? Veja a receita e tire suas conclusões;