• Entrar
  • Cadastrar
Polêmica do estrogonofe: pode ou não misturar cálcio e ferro no mesmo prato? O que dizem novos estudos!

Entenda o motivo da polêmica envolvendo o prato que é paixão dos brasileiros, mas questionado pela combinação de cálcio e ferro.

Polêmica do estrogonofe: pode ou não misturar cálcio e ferro no mesmo prato? O que dizem novos estudos!

Polêmica do estrogonofe: carne e leite juntos faz mal? (Foto Guilherme dias / TudoGostoso)

Fontes de cálcio, como o leite, e fontes de ferro, como as carnes, podem estar combinados na mesma receita? Para qualquer fã de strogonoff, um dos pratos mais queridos dos brasileiros, não há problema algum nessa deliciosa combinação.

E você, o que acha? Se você está entre os amantes do strogonoff, certamente está preocupado. Mas calma que a situação não é tão grave, porém, um pouco delicada. Por este motivo é importante saber o que acontece.

Saiba quais são os problemas apontados pelos especialistas e entenda a polêmica do strogonoff de uma vez por todas.

Por que não pode comer leite e carne juntos?

Desde a década de 40, cientistas discutem se alimentos que são fontes de cálcio como leite, iogurte, queijo e bebidas fortificadas podem ser misturados com fontes de ferro como carne, vegetais de folhas escuras e leguminosas.

Estudos mostram que o cálcio pode prejudicar a absorção tanto do ferro heme, que é o mais fácil de absorver, quanto do ferro não-heme, presente em vegetais, prejudicando a absorção do ferro no organismo.

Mas em 1991, em um outro estudo, pesquisadores estimaram que 300 mg de cálcio, cerca de caneca de leite, poderia reduzir em até 50% a absorção de ferro não-heme. E depois veio mais uma pesquisa que apontou um prejuízo de pelo menos 19% na absorção de ferro heme.

Então, com base científica, o que se percebe é que consumir cálcio e ferro juntos não é a melhor opção para quem precisa de ferro. A partir daí surgiram recomendações para abolir essa combinação.

Novos estudos reavaliam 'proibição' da combinação de leite com carne

Com o avanço da tecnologia em pesquisas, trabalhos mais recentes foram realizados e mostraram que, na verdade, só 800mg de cálcio é que seria capaz de interferir na absorção do ferro.

Geralmente, essa quantidade só é encontrada em suplementos ou em duas canecas e meia de leite em um período próximo das refeições, um hábito não muito comum.

Mas se ao longo do dia você já ingere alimentos que são fontes de ferro, o consumo de cálcio não vai ter um impacto tão expressivo.

Quem deve se preocupar com a competição de cálcio com ferro

De acordo com o biólogo Lucas Zanandrez, do canal de youtube "Alô, Ciência!", é importante que você se preocupe com a combinação de cálcio e ferro em algumas situações:

  • Caso consuma poucas fontes de ferro;
  • Se tiver um histórico de anemia pelo baixo consumo de ferro;
  • Se cuida de uma criança que toma muitas porções de leite por dia, em excesso pode interferir;
  • Caso esteja tomando suplementação de cálcio neste momento, deve se preocupar com a combinação.


O especialista afirma que mulheres que estão amamentando não precisam se preocupar porque essa competição não acontece com o leite materno. Porém, ainda no caso da lactante, é esperado que se consuma mais cálcio que o normal e isso pode interferir no ferro.

Se você não está nesses grupos, pode comer strogonoff de carne com creme de leite sem se preocupar.


Veja mais:

Saiba quais são os alimentos ricos em vitamina C e os benefícios que eles garantem para a imunidade.
Combinação de ferro com a vitamina C é imbatível: saiba qual fruta é rainha de antioxidantes (e não é a laranja!).

Temas relacionados