Cozinhar feijão não é uma das coisas mais fáceis da cozinha e temperá-lo também não. Se você também pensa assim, está muito enganado e nós vamos te provar isso. Preste muita atenção porque o blog do TudoGostoso vai te ensinar o passo a passo de como refogar aquele feijão cozido para que fique mais gostoso.
Veja o passo a passo e dicas de como refogar feijão
Como refogar feijão: passo a passo de como temperar essa delícia brasileira
Mil e uma maneiras de refogar
Antes de começarmos, é importante lembrar que existem várias maneiras de dar um gostinho especial ao feijão. Nós vamos te mostrar o passo a passo da maneira mais básica. Depois que você ganhar confiança, poderá adicionar temperos como folha de louro, pimenta-do-reino e outros da sua preferência. Para refogar o feijão ele já deve estar cozido, mas não ao ponto de desmanchar, pois irá ao fogo novamente.
Como refogar feijão
Para refogar feijão de modo simples, serão necessários cebola, alho, azeite e sal, além de uma outra panela. As medidas variam de acordo com a quantidade de feijão e o próprio gosto. Leia atentamente as dicas para acertar de primeira o seu refogado.
Leve a panela ao fogo baixo e então, quando aquecer, adicione o azeite e a cebola picada. Refogue a cebola por alguns minutos, apenas o suficiente para que ela comece a dourar. Só então você deverá adicionar o alho.
Tenha em mente que a cebola e o alho possuem tempos de cozimento diferentes, sendo o tempo do alho, menor. Para que não queime e traga um gosto amargo ao feijão, o alho deverá ser adicionado depois.
Quando o alho dourar, será a hora de adicionar feijão nos temperos. A dica aqui é pegar uma concha com um pouco de caldo e amassá-la na panela. Isso fará com que o caldo do feijão engrosse mais.
Depois de feito, adicione o tempero, no caso o sal, na panela. O sal não deve ser adicionado antes pois ele queima em contato com o óleo e atribui um sabor ruim ao feijão.
Despeje a mistura da panela com os temperos na panela de pressão, onde o feijão está, e misture com cuidado para que os grãos não desmanchem ou amassem.
Abaixe o fogo da panela com o feijão e deixe ferver até o caldo engrossar. Assim que atingir a consistência ideal, desligue o fogo e estará pronto.
Feijão para semanas
Se você adora um feijão fresquinho mas não tem tempo de cozinhá-lo sempre, anota essa dica: cozinhe a quantidade ideal de feijão para o período que deseja e então, congele-o. Deixe para temperar quando descongelá-lo. Dessa maneira, ele terá sempre um gostinho fresco!