O azeite combina perfeitamente com vários alimentos
O azeite é um dos ingredientes mais famosos da cozinha, por fazer muito bem para o funcionamento do nosso organismo, não é mesmo? Rico em vitamina E e um excelente antioxidante, ele faz muito bem para quem tem problemas no coração. Dentre as mais comuns dúvidas sobre azeite, está a pergunta: "pode ou não esquentá-lo?". Confira!
Se esquentar o azeite, a gordura dele fica igual dos outros óleos ?
Quando o azeite é aquecido, as perdas sofridas da sua composição não são tão importantes assim, graças aos compostos encontrados nas suas propriedades, como a vitamina E. Assim, o azeite é bem resistente ao aquecimento se comparado a outros tipos de óleo.
Não esquente o azeite por longos períodos
Para o azeite não perder suas principais propriedades, você não deve aquecê-lo a temperaturas maiores do que 180ºC ou deixá-lo esquentando por muito tempo. Você pode esquentá-lo em baixas temperaturas. Dessa forma não haverá perdas consideráveis de propriedades ou formação de substâncias tóxicas.
Descubra se ao esquentar o azeite, ele irá perder suas propriedades antioxidantes!
Não é recomendado reutilizar o azeite
Assim como acontece com os outros óleos, há uma maior concentração de ácidos graxos, o que aumenta a liberação de substâncias tóxicas, mesmo em temperaturas não tão altas. Assim, não é recomendado reutilizar o azeite depois de aquecê-lo.
O azeite é melhor do que os outros óleos
O azeite é mais recomendado do que o os outros óleos, ele estando frio ou aquecido, graças à sua estabilidade. Além disso, eles são bem mais saudáveis que outros óleos vegetais. Mas não é por isso que você deve abusar no consumo, certo? Lembre-se que, por ser uma gordura, o azeite é um alimento naturalmente calórico, em que uma única colher de sopa acumula cerca de 72 calorias.