No freezer, é possível armazenar uma grande variedade de alimentos, mantendo-os conservados por longos períodos. Mas não pense que todos podem ser conservados nessa parte mais fria da geladeira! Existem alguns que devem ser mantidos longe para não sofrerem alterações no sabor e na textura! Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda não sabe quais alimentos podem ser armazenados em temperaturas baixas ou não, pare agora de se preocupar: o TudoGostoso pode te ajudar! Venha conferir!
Alimentos que podem ser congelados
A maioria dos alimentos podem ser congelados, mas explicar melhor nunca é demais. Veja!
Carnes e peixes: carnes bovinas, suínas, frango, cordeiro, peixes e frutos do mar devem ser congelados para que eles não estraguem com facilidade. Uma vez no congelador, podem durar meses em bom estado. Apenas evite descongelar e congelar novamente diversas vezes o mesmo pedaço.
Legumes e verduras: alimentos como brócolis, couve-flor, cenoura, ervilhas e espinafre podem ser conservados no freezer. Para melhor conservação, é recomendado ferver por alguns minutos e depois resfriar, antes de congelar.
Frutas: alimentos como morango, framboesa, mirtilo, manga, abacaxi e bananas maduras podem ir para o freezer.
Pratos prontos ou sobras de comida: sopa, caldos, molhos, lasanhas, risotos, ensopados e até mesmo o clássico arroz e feijão, podem ser armazenados no freezer. Eles vão manter a textura e o sabor.
Cuidados para conservar os alimentos no freezer
Use recipientes herméticos ou sacos plásticos próprios para congelamento. Etiquete os alimentos com a data em que foram congelados para você não esquecer o prazo que eles estão armazenados. Lembrando que o tempo de armazenamento varia conforme o tipo de alimento, então é importante seguir orientações específicas para garantir a qualidade e segurança do alimento.
Alimentos que não devem ser congelados
Nada de colocar esses alimentos a seguir no seu freezer! Essas opções podem perder sua qualidade, textura e sabor durante o processo de congelamento e descongelamento, por isso é preferível não armazená-los no freezer
Frutas e legumes com alto teor de água: alimentos com muita água, como alface, pepino, rabanete e tomate cru, após descongelar, perdem a textura crocante e ficam murchos e encharcados. O mesmo acontece com a batata crua.
Laticínios com gordura: o leite pode ser congelado, mas a textura pode se separar, formando cristais de gelo, e não volta ao normal depois de descongelado. Queijos frescos como ricota, cottage e cream cheese, a textura fica quebradiça e pastosa.
Massas cozidas: massas cozidas, como o macarrão, podem ficar empapadas e perder a textura ao serem congeladas e depois reaquecidas.
Café: congelar o café moído ou em grão pode alterar o sabor e a qualidade da bebida, já que ele absorve odores do freezer e perde frescor.
Bolos e tortas com recheios: os bolos podem ser congelados, mas com recheios à base de creme de confeiteiro, chantilly ou frutas frescas não congelam bem, já que esses recheios se tornam aguados ao descongelar.
Veja mais
Bolinho de (resto de) arroz na airfryer pronto em 10 minutos e muito fácil de fazer: faça assim para não ficar seco
Faltou água, e agora? Aprenda como cozinhar gastando pouca água em tempos de racionamento com dicas práticas
Por que as pessoas estão colocando uma folha de louro na máquina de lavar roupa?