• Entrar
  • Cadastrar
Faltou água, e agora? Aprenda como cozinhar gastando pouca água em tempos de racionamento com dicas práticas
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Cidades brasileiras enfrentam estágio de alerta para falta de água devido ao longo período de estiagem 

Faltou água, e agora? Aprenda como cozinhar gastando pouca água em tempos de racionamento com dicas práticas

TudoGostoso explica como cozinhar gastando pouca água em tempos de seca (Créditos: Shutterstock)

Os sistemas de abastecimento de água de diversas cidades brasileiras estão em estágio de alerta em decorrência da seca que acomete parte do território nacional. A falta de chuva aliada ao clima seco e às queimadas está se provando um dos grandes problemas que o Brasil enfrentará nos próximos dias. Alguns municípios estão atuando em sistema de rodízio, como Poço de Caldas/MG, Bauru/SP, Vinhedo/SP e Guapimirim/RJ. A falta de água impacta em diversas tarefas do dia a dia e uma delas é a alimentação. Para ajudar nesse momento, o TudoGostoso vai ensinar como cozinhar gastando pouca água de um jeito fácil que todo mundo consegue seguir em casa. Confira!

Como cozinhar gastando pouca água: dicas práticas para implementar no dia a dia

Todos os dias, a água é utilizada em diversos momentos. Com um dos períodos de estiagem mais severos que o país já viveu, é necessário aprender a racionar água em todos os momentos, inclusive na hora de cozinhar as refeições.

É claro que alguns preparos são praticamente impossíveis de serem feitos sem água, como o arroz e o feijão, mas muitos outros não precisam dela. Estamos falando de carne, frango, peixe, legumes e verduras.

1) Priorize alimentos crus

Calma, nada de achar que você precisa comer carnes ou ovos crus, tá bem? Nós estamos falando de priorizar o consumo de vegetais crus, aqueles que não precisam ser cozidos e que são uma delícia in natura. Alguns deles são alface, tomate, cebola, pepino, cenoura, acelga, repolho, rúcula e agrião. Com eles, você consegue preparar pratos e saladas deliciosas, além de nutritivos.

2) Refogue ou asse, não cozinhe!

Na hora de preparar os alimentos, dê preferência para refogá-los ou assá-los porque são métodos que não necessitam de água, diferente do cozido. Até mesmo alguns ingredientes que você acha que precisam ser cozidos em água podem não precisar, como é o caso da batata. É possível fazer um purê com batata assada no forno, na airfryer ou no micro-ondas. Assim, você consegue economizar água sem prejudicar as suas refeições do dia.

O mesmo deve ser aplicado para o preparo de carne, porco, frango, peixe e frutos do mar. Em vez de cozinhar na panela de pressão, por exemplo, grelhe, asse ou refogue. Os seus pratos continuarão cheios de sabor!

3) Suje a menor quantidade de louças possível

Quanto mais louça, mais água será necessária para poder lavá-la. Por isso, é importante sujar a menor quantidade de utensílios possível. Procure por receitas de uma panela só, elas vão te salvar nesse momento!

Na hora de lavar a louça, coloque um pouco de água em um recipiente e acrescente o detergente. Use essa solução para molhar a esponja que você vai usar para lavar tudo. Assim, além de economizar água, você gasta menos detergente!

Na hora de enxaguar, não abra a torneira toda se a pressão d’água da sua casa for muito intensa; deixe apenas o necessário para retirar o sabão. Seja rápido!

Seguindo essas dicas, você passará por esse período de falta de água com menos sofrimento.

Veja mais:

Balde de água, toalha molhada e porta aberta: 3 métodos caseiros para umidificar o ar em tempos de queimadas que funcionam

Temas relacionados